Empinar a moto pode ser reconhecido como esporte em Campo Grande

A prática do wheeling, popularmente conhecido como ‘dar um grau’ pelos motociclistas, deve ser reconhecida em Campo Grande como uma atividade esportiva.

A prática do wheeling, popularmente conhecido como ‘dar um grau’ pelos motociclistas, deve ser reconhecida em Campo Grande como uma atividade esportiva. Isso porque os vereadores aprovaram na sessão ordinária desta quinta-feira (31), em segunda sessão de discussão e votação, o projeto de lei que trata do assunto.

A proposta, PL 11.293/24, torna a prática de acrobacias em motocicletas como modalidade esportiva em Campo Grande. Entretanto, as manobras devem ser realizadas exclusivamente em locais apropriados, com pistas licenciadas para essa finalidade, atendendo a normas específicas de segurança.

A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) já reconhece o “wheeling” como modalidade esportiva, inclusive, promove campeonatos nacionais desde 2013. O objetivo da lei na Capital é ajudar a transformar o cenário do motociclismo acrobático, fornecendo espaços seguros e afastando a prática irregular em vias públicas.

Além disso, a matéria estabelece requisitos para os locais de prática, incluindo pistas asfaltadas de no mínimo 80 metros de comprimento e 25 metros de largura, além de áreas reservadas para o público e proteção aos pilotos. Determina ainda a utilização de equipamentos de segurança, como capacetes e trajes.