PMNAS

Enem: tema da redação Ă©: desafios para a valorização da herança africana no Brasil

O tema do Enem foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, atravĂ©s de rede social

Por Midia NAS em 03/11/2024 às 23:51:26
Mais cedo, candidatos apostavam que tema poderia ser IA ou Meio Ambiente (Henrique Arakaki, Midiamax)

Mais cedo, candidatos apostavam que tema poderia ser IA ou Meio Ambiente (Henrique Arakaki, Midiamax)

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino MĂ©dio) de 2024 foi revelado: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil".A informação foi divulgada neste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, pela rede social X (antigo Twitter).

AlĂ©m da prova de redação, os candidatos inscritos no Enem fazem na tarde de hoje as questões de linguagens e códigos e de ciĂȘncias humanas. Em Mato Grosso do Sul, a prova começou às 12h30 e estĂĄ marcado para terminar às 18h.

A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, com atĂ© 30 linhas a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construĂ­dos ao longo de sua formação.

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às cinco competĂȘncias que serão exigidas no texto: 

  1. Demonstrar domĂ­nio da modalidade escrita formal da lĂ­ngua portuguesa
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das vĂĄrias ĂĄreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguĂ­sticos necessĂĄrios para a construção da argumentação
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Entre os critĂ©rios que conferem nota zero estão fuga ao tema, texto com atĂ© sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediĂȘncia à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame. 

Candidatos apostavam em IA e Meio Ambiente

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino MĂ©dio) estava nos pensamentos e na ponta da lĂ­ngua dos candidatos que chegaram cedo à Uniderp da Avenida CearĂĄ, na manhã deste domingo (3), para realizar as provas do vestibular. Dentre os temas esperados, estavam InteligĂȘncia Artificial e atĂ© Meio Ambiente.

A prova de redação Ă© aplicada na primeira etapa do Enem, junto às questões de linguagens (lĂ­ngua portuguesa, literatura, lĂ­ngua estrangeira, artes, educação fĂ­sica e tecnologias da informação e comunicação) e de ciĂȘncias humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ao todo, são 90 questões de mĂșltipla escolha, mais a dissertação argumentativa.

O quarteto de amigos EloĂĄ Silva, de 17 anos, Marcos Gabriel, de 18 anos, Beatriz Cardoso, de 17 anos, e Lavinia LetĂ­cia, de 19 anos, jĂĄ possui palpites sobre o possĂ­vel tema a ser abordado na prova. "A expectativa para esse ano atĂ© que estĂĄ boa, mas a ansiedade estĂĄ a mil, então atrapalha bastante. Toda vez Ă© a mesma preocupação com o tema da redação", descrevem.

Para os amigos, a dissertação argumentativa deve envolver os temas de InteligĂȘncia Artificial, Meio Ambiente ou Educação, mais especificamente, voltada para a alfabetização infantil do Brasil. "Pode envolver tudo, são tudo probabilidades. A gente não tem certeza, Ă© tudo uma previsão. Mas, se cair, estĂĄ tudo certo", disse uma das amigas.

*Com informações AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

ComentĂĄrios

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2