PMNAS

PF conclui inquérito sobre assassinato de Bruno Pereira e Dom Philips

Após quase dois anos e meio de investigações, a PolĂ­cia Federal (PF) concluiu, na Ășltima sexta-feira (1Âș), o inquĂ©rito sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

Por Midia NAS em 04/11/2024 às 14:14:30

Após quase dois anos e meio de investigações, a PolĂ­cia Federal (PF) concluiu, na Ășltima sexta-feira (1Âș), o inquĂ©rito sobre os assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

"A investigação confirmou que os assassinatos foram em decorrĂȘncia das atividades fiscalizatórias promovidas por Bruno Pereira na região. A vĂ­tima atuava em defesa da preservação ambiental e na garantia dos direitos indĂ­genas", diz nota.

Pereira e Phillips foram mortos a tiros em 5 de junho de 2022, em Atalaia do Norte, no Amazonas, quando visitavam comunidades próximas à Terra IndĂ­gena Vale do Javari, a segunda maior ĂĄrea do paĂ­s destinada ao usufruto exclusivo indĂ­gena e que abriga a maior concentração de povos isolados em todo o mundo.

No relatório final sobre a apuração, a PF manteve o indiciamento de nove investigados. Ou seja, o órgão ofereceu denĂșncia ao MinistĂ©rio PĂșblico Federal (MPF) de nove pessoas contra as quais assegura ter reunido provas suficientes para acusĂĄ-las de participar do duplo homicĂ­dio. O MPF pode pedir o arquivamento, caso entenda não haver elementos probatórios contra os investigados, ou denunciĂĄ-los à Justiça Federal, transformando-os em rĂ©us.

Entre os indiciados estĂĄ Ruben Dario da Silva Villar, apontado como mandante do crime. Sem citar nomes, a PF informou que os outros oito indiciados tiveram papĂ©is na execução dos homicĂ­dios e na ocultação dos cadĂĄveres das vĂ­timas.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa de Villar, que jĂĄ tinha sido indiciado pelo mesmo motivo em janeiro de 2023, quando a PF divulgou que tinha identificado [] a maioria das pessoas envolvidas no assassinato.

"Temos provas de que ele [Colômbia] fornecia munições para o Jefferson e o Amarildo, as mesmas encontradas no caso", disse, na Ă©poca, o então superintendente regional da PF no Amazonas, Alexandre Fontes, afirmando que Villar tambĂ©m pagou as despesas iniciais com a defesa de Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, primeiro suspeito a ser preso, em 7 de junho de 2022.

Interesses contrariados

Colaborador de publicações jornalĂ­sticas prestigiadas, como os jornais britânico The Guardian e os estado-unidenses The New York Times e Washington Post, Dom Phillips, 57 anos, viajou à região com o propósito de entrevistar lideranças indĂ­genas e ribeirinhos para um novo livro-reportagem sobre a Amazônia que planejava escrever.

Embora falasse portuguĂȘs fluentemente e jĂĄ tivesse visitado a região outras vezes, Phillips viajava na companhia de Pereira por este ser um experiente indigenista Pereira. Com 41 anos de idade, estava licenciado da Fundação Nacional dos Povos IndĂ­genas (Funai) desde fevereiro de 2020, por questões polĂ­ticas, e atuava como consultor tĂ©cnico da organização não governamental União dos Povos IndĂ­genas do Vale do Javari (Univaja).

Os agentes da PF responsĂĄveis pela apuração do crime concluĂ­ram que Pereira e Phillips foram mortos em decorrĂȘncia do trabalho do indigenista. Mesmo licenciado da Funai, Pereira continuou contrariando interesses de grupos que ameaçam o bem-estar e a integridade de parte da população local. Na Univaja, auxiliava na implementação de projetos para permitir às comunidades tradicionais proteger seus territórios e os recursos naturais neles existentes.

"A vĂ­tima atuava em defesa da preservação ambiental e na garantia dos direitos indĂ­genas", destacou a PF, na nota que divulgou hoje - e na qual reforça que segue monitorando os riscos aos habitantes da região do Vale do Javari e que continua investigando ameaças contra indĂ­genas que vivem na mesma região onde Pereira e Phillips foram mortos.

Linha do Tempo - Bruno Pereira e Dom Philips - Arte/AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

ComentĂĄrios

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2