Casos de Hepatite A passam dos 90 em Campo Grande

O número de casos de Hepatite A, em Campo Grande, aumentou para 92 neste ano, conforme o novo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

Foto: Enfoque MS

Foto: Enfoque MS

O número de casos de Hepatite A, em Campo Grande, aumentou para 92 neste ano, conforme o novo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESAU). No detalhamento dos pacientes, mais da metade é do sexo masculino, sendo 58 pessoas. A faixa-etária dos 20 aos 39 anos é que tem o maior número de pacientes.

A SESAU emitiu um alerta no mês passado para o aumento nos casos da doença neste ano, levantando em consideração que em 2023 não houve nenhum registro. Ainda não há óbitos provocados pela Hepatite e este aumento também é observado em outras capitais, como São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

Boletim da Secretaria do Estado de Saúde (SES) aponta que em 2024 já são 86 casos confirmados. Além da Capital, seis municípios também registraram ao menos um caso de Hepatite A: Corumbá (01), Bandeirantes (01), Dourados (01), Jardim (01), Ribas do Rio Pardo (01), Três Lagoas (01).

Uma das melhores formas de prevenir a doença é tomando a vacinação, que já faz parte do calendário infantil no esquema de 1 dose aos 15 meses de vida (a partir dos 12 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias), sendo ofertada nas unidades de saúde.

O imunizante está disponível no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) para pessoas acima de 1 ano, com algumas condições de saúde como, por exemplo, portadores de Hepatopatias crônicas, hepatite B e coagulopatias, doença imunodepressora, fibrose cística, trissomias e pessoas vivendo com HIV ou aids.