Coronel David anuncia que irá concorrer ao cargo de 1º secretário da mesa-diretora da ALEMS
Se no cargo de presidente não há concorrentes, para a função de 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o desfecho caminha para outro.
Se no cargo de presidente não há concorrentes, para a função de 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o desfecho caminha para outro. Isso porque o deputado estadual Coronel David (PL) confirmou nesta terça-feira (05) a intenção de disputar o cargo contra o atual e candidato a reeleição Paulo Corrêa (PSDB).
Segundo as informações de bastidores, David foi procurado por outros parlamentares da Casa para pôr o nome no jogo, com probabilidade vitória. Também hoje, Pedro Caravina (PSDB) anunciou a desistência de concorrer ao mesmo cargo para apoiar o colega tucano. A eleição está marcada para o dia 13 deste mês.
A atual mesa-diretora da ALEMS é formada por: Gerson Claro, presidente; Paulo Corrêa, primeiro secretário; Pedro Kemp (PT), segundo secretário; Renato Câmara (MDB), vice-presidente; Zé Teixeira (PSDB), 2° vice-presidente; Mara Caseiro (PSDB), 3° vice-presidente; e Lucas de Lima (sem partido), 3° secretário.
O 1º secretário é responsável por administrar a parte financeira, orçamentária e contábil da Assembleia, bem como autorizar despesas e pagamentos, mandar organizar a folha de pagamento do subsídio e ajuda de custo dos deputados e indicações de recursos financeiros para abertura de crédito ao Poder Legislativo, entre outros.
Conforme o Regimento Interno, a eleição dos membros da mesa-diretora é feita por votação nominal e aberta, considerando-se eleita a chapa ou o candidato individual ou avulso que obtiver a maioria absoluta dos votos, e que cumprirá mandato de dois anos, permitida a reeleição.
Quando a eleição é realizada no curso da legislatura, início da terceira e quarta sessões legislativas, como neste ano, o prazo para a eleição é até a antepenúltima sessão ordinária da segunda sessão legislativa. Entre os requisitos para a realização da votação, está a presença da maioria dos deputados.