Sanesul irá inaugurar este mês um moderno laboratório de macromedição em Campo Grande
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) inaugurará no próximo dia 28 um moderno laboratório de macromedição no Complexo 'Maria Cecília Barbosa', localizado em Campo Grande.
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) inaugurará no próximo dia 28 um moderno laboratório de macromedição no Complexo 'Maria Cecília Barbosa', localizado em Campo Grande.
A diretoria da empresa, pertencente ao governo do Estado, aproveitará a ocasião para homenagear o ex-empregado José Aparecido de Oliveira, que faleceu vítima de Covid-19.
O novo laboratório representa um marco importante para a Sanesul, especialmente no combate às perdas de água e no aprimoramento do controle operacional.
Para o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, a inauguração do laboratório é um passo importante na trajetória da empresa rumo à modernização e a excelência no serviço de saneamento.
"Com essa iniciativa, a empresa reafirma seu compromisso com a eficiência, a sustentabilidade e a qualidade do serviço prestado à população de Mato Grosso do Sul", avalia o dirigente.
Marcílio ressalta que o laboratório será uma peça chave na estratégia de modernização da empresa.
“Com a nova infraestrutura, seremos capazes de validar e calibrar os instrumentos de medição com maior precisão. Isso nos coloca em uma posição de destaque no cenário nacional de saneamento, ao garantir que a água que chega à população seja medida de maneira justa e eficiente”, comentou.
Segundo o diretor Comercial e de Operações (DCO), Madson Valente, essa nova estrutura permitirá um controle mais rigoroso das entradas e saídas de água, otimizando os processos operacionais e reforçando o compromisso da Sanesul com a eficiência e a sustentabilidade.
“O laboratório de macromedição é mais uma grande conquista da Sanesul, pois aprimorará o nosso controle de entradas e saídas d'água dos nossos sistemas, nos promovendo maior plenitude sobre os processos que operamos”, destacou Madson.
ATIVIDADE INDISPENSÁVEL
O engenheiro e gerente de Desenvolvimento Operacional (GEDEO) Elthon Santos Teixeira explica que a macromedição é uma atividade indispensável para o controle operacional e o gerenciamento das perdas de água nos sistemas de abastecimento.
"Pode-se dizer que a macromedição é o início de tudo em sistemas de abastecimento de água. São utilizados equipamentos que permitem saber quanto de água estamos captando, produzindo e distribuindo para a população. Com essa informação sabemos, por exemplo, se uma estação de tratamento está trabalhando de maneira adequada, com capacidade de atender a região onde está instalada", reforça ele.
Ele acrescenta que, a partir do conhecimento de quanto se produz e distribui, é possível comparar com a quantidade de água que é consumida pelos clientes.
"A diferença dessas duas medidas nos diz quanto estamos perdendo e se isso é muito ou pouco. Assim, é possível afirmar que a macromedição está diretamente relacionada com a noção de eficiência de uma empresa de saneamento", observa o engenheiro.
Elthon destaca que a instalação permitirá uma análise mais precisa dos sistemas de medição da produção e distribuição de água.
“Esse investimento é fundamental para assegurar que nossos equipamentos estejam em conformidade com as normas vigentes e com os mais altos padrões de confiabilidade”, afirma ele.
O engenheiro afirma que, com esse investimento, a empresa terá condição de garantir que os equipamentos que fazem a medição de toda a produção e distribuição para rede estão em acordo com as normas e altos padrões de confiabilidade.
A macromedição é uma ferramenta essencial para qualquer empresa de saneamento que busca eficiência e sustentabilidade. Ela consiste na medição do volume de água em grandes blocos, permitindo um controle rigoroso da produção e distribuição.
Esse controle é vital para identificar e corrigir perdas no sistema, seja por vazamentos, roubos de água ou falhas operacionais.
Com dados mais precisos, a Sanesul poderá reduzir perdas e também otimizar o uso de recursos, beneficiando tanto a empresa quanto os consumidores.
HOMENAGEM A JOSÉ APARECIDO
Além do avanço tecnológico, a Sanesul aproveita a ocasião para homenagear José Aparecido de Oliveira, ex-empregado que faleceu vítima de Covid-19, cujo legado e dedicação à empresa são amplamente reconhecidos.
Essa homenagem é um gesto de respeito e gratidão pelo trabalho e pelas contribuições que ele proporcionou à Sanesul ao longo dos anos.
Para a direção da estatal, trata-se de uma memória que merece todo reconhecimento, por isso a importância de celebrar aqueles que ajudaram a construir a trajetória de sucesso da companhia de saneamento.
"Homenagear o senhor José Aparecido é uma demonstração de respeito ao legado proporcionado por este ex-colaborador da Sanesul. Uma memória que merece todo reconhecimento", colocou Madson Valente.
O gesto reflete o compromisso da Sanesul em valorizar seus colaboradores e reconhecer suas contribuições, mesmo após a aposentadoria.
Para o evento estão sendo convidados familiares, amigos e trabalhadores que atuam no Complexo.