O PSDB foi o partido que mais recebeu votos nas eleições de 2024 em Mato Grosso do Sul. O partido vive uma crise nacional, mas continua em alta no Estado.
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM
Com 64 candidaturas a prefeito, os tucanos tiveram 557.004 votos no primeiro turno, mais de um terço dos votos totais do primeiro turno, que foram de 1.546.914 votos em todo o Estado. Os votos renderam a eleição de 44 prefeitos.
O PP ficou com a segunda colocação, com 330.247 votos no primeiro turno, elegendo 16 prefeitos.
O PSDB também liderou o número de votos para vereadores. Com 865 candidaturas, o partido obteve 278.107 votos e elegeu 261 parlamentares. O PP aparece na segunda posição , com 207.578 votos e 150 vereadores.
O presidente estadual do PSDB, Reinaldo Azambuja, e o governador Eduardo Riedel (PSDB) analisam o futuro do grupo político no Estado. Nacionalmente, há uma possibilidade de fusão com o MDB para fortalecer a sigla. Caso isso não ocorra, boa parte dos vereadores e prefeitos devem acompanhar as lideranças tucanas em novo partido, ainda a ser definido.
O PSDB também sobrevive em Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em Pernambuco, a sigla elegeu o maior número de prefeitos, com 32, mas pode ser prejudicado com a saída da governadora Raquel Lyra. No Rio Grande do Sul, o partido, que tem o governador do Estado, Eduardo Leite, elegeu apenas 35 das 497 prefeituras, ocupando a quinta colocação entre os partidos.