Juiz recebe denúncia contra prefeito do PSDB em ação que pede devolução de R$ 307 mil

MP moveu ação contra Juliano Ferro (PSDB) por autopromoção em eventos financiados com verba pĂșblica municipal

Prefeito Juliano Ferro (PSDB) durante show de dupla sertaneja no domingo (11), em Ivinhema (Reprodução)

Prefeito Juliano Ferro (PSDB) durante show de dupla sertaneja no domingo (11), em Ivinhema (Reprodução)

O juiz Roberto Hipólito da Silva Junior, da 2ÂȘ Vara de Ivinhema - municĂ­pio a 290 km de Campo Grande -, aceitou denĂșncia oferecida pelo MPMS (MinistĂ©rio PĂșblico de Mato Grosso do Sul) contra o prefeito Juliano Ferro (PSDB). A ação civil de improbidade administrativa pede a condenação do tucano e a devolução do valor de R$ 307.022,40 aos cofres pĂșblicos municipais.

Conforme os autos, denĂșncia assinada pelo promotor Daniel do Nascimento Britto - e protocolada no dia 11 de junho deste ano na Justiça - aponta que Juliano Ferro estaria se aproveitando de eventos bancados pelo municĂ­pio para se autopromover.

A denĂșncia cita vĂĄrios exemplos. Em um deles, o promotor cita a 1ÂȘ Festa do Peão para comemorar aniversĂĄrio de 58 anos do municĂ­pio, em 2021. Na ocasião, o prefeito que tambĂ©m Ă© influencer digital - com mais de 770 mil seguidores só no Instagram - entrou na arena em um veĂ­culo, deu cavalinho de pau e, depois, montou num touro "para delĂ­rio do pĂșblico", frisa o promotor.

"Desde o primeiro dia do evento, o Requerido agiu como se fosse parte do "show", chamando toda a atenção para sua pessoa, em flagrante enaltecimento e promoção pessoal", destaca a denĂșncia.

Juliano Ferro em "performance" durante rodeio de 2021 em Ivinhema (Reprodução)

Apesar de fotos e links das supostas irregularidades, a defesa de Juliano Ferro declarou nos autos que a denĂșncia não juntou documentos mĂ­nimos necessĂĄrios "que contivessem os indĂ­cios da veracidade" e pediu a rejeição da denĂșncia.

Dessa forma, o magistrado recebeu a denĂșncia e mandou intimar a defesa do prefeito para apresentar contestação.

Juliano Ferro foi reeleito com 81,29% dos votos vĂĄlidos para administrar Ivinhema por mais quatro anos.

À reportagem, Juliano Ferro disse que iria providenciar uma nota sobre o caso. No entanto, atĂ© esta publicação, não obtivemos retorno. O espaço segue aberto para manifestação.