Suspeito de envenenar meninos com chumbinho se entrega na Delegacia de Homicídios

Rafael da Rocha Furtado, de 26 anos, era padrasto de um dos meninos que morreu

Suspeito de envenenar meninos com chumbinho se entrega à polícia (Reprodução TV Globo)

Suspeito de envenenar meninos com chumbinho se entrega à polícia (Reprodução TV Globo)

Rafael da Rocha Furtado, de 26 anos, padrasto de uma das vítimas, se entregou à Delegacia de Homicídios da Capital na noite desta segunda-feira (12). Ele é apontado como suspeito de envenenar dois meninos no bairro de Cavalcante, Zona Norte do Rio de Janeiro. As crianças morreram após ingerir açaí com chumbinho (veneno para ratos).

Furtado era ex-namorado da mãe de Benjamin Rodrigues Ribeiro, de 7 anos, uma das vítimas. A motivação do crime ainda está sob investigação. De acordo com o delegado responsável, as câmeras de segurança foram fundamentais para identificar o suspeito.

Mesmo após o fim do relacionamento, Rafael continuava a afirmar para os vizinhos que era o marido da mulher e pai da criança. Ele se apresentou à polícia na Barra da Tijuca, sem prestar declarações, e já havia um mandado de prisão preventiva de 30 dias expedido contra ele pela 3ª Vara Criminal do Rio. Anteriormente, a polícia tentou encontrá-lo em sua residência, mas não teve sucesso.

Segundo apuração do G1, as investigações revelaram que Rafael mantinha proximidade constante com a família de Benjamin, inclusive levando o menino à escola. A polícia acredita que Benjamin era o alvo do envenenamento, e que Ythallo Rafael Tobias Rosa, de 6 anos, outra vítima, foi envenenado por acaso, ao compartilhar a bebida.

Contrariando o depoimento de uma testemunha, a polícia confirmou que o veneno não estava em um bombom, mas em uma bebida. Peritos encontraram vestígios de açaí nos estômagos das crianças. Ythallo morreu horas após ingerir o açaí contaminado com chumbinho.

*Com informações do G1