Deputada Carol de Toni é ameaçada por e-mail e pede escolta a Lira; veja mensagens

Presidente da Comissão de Justiça e Cidadania, Carol de Toni (PL-SC) passou a ser ameaçada de morte após pautar projetos da agenda conservadora, entre eles, o projeto que pretende dificultar o aborto.

Deputada Carol de Toni é ameaçada por e-mail e pede escolta a Lira; veja mensagens

Presidente da Comissão de Justiça e Cidadania, Carol de Toni (PL-SC) passou a ser ameaçada de morte após pautar projetos da agenda conservadora, entre eles, o projeto que pretende dificultar o aborto. De acordo com informações, as mensagens passaram a chegar via e-mail, X (antigo Twitter) e pelo Facebook. O titular desta coluna teve acesso a prints que expõem o endereço da parlamentar em Chapecó – SC e ameaças de morte em praça pública. O governador de Santa Catarina (SC), Jorginho Melo (PL SC), já atendeu ao pedido da parlamentar e disponibilizou a escolta solicitada. Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP AL), ainda não confirmou a liberação.

Fontes ouvidas reservadamente revelam que as ameaças aumentaram após a discussão da escala 6×1, pauta que a oposição tem condenado e alegado já ter um projeto semelhante na CCJ. Os parlamentares do PT, que já comandaram a CCJ, não demonstraram interesse em votar. O titular desta coluna revelou na última quinta-feira que os pedidos de segurança VIP têm aumentado no Congresso Nacional nos últimos meses. Fontes policiais revelaram a esta coluna que, após o ataque no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a segurança ligou um outro alerta sobre a ousadia de criminosos ao cometer crimes à luz do dia e em lugares com grande fluxo de pessoas.

Parlamentares como o senador Sérgio Moro, Flávio Bolsonaro, Marcos do Val e Eduardo Bolsonaro já contam com a segurança VIP da polícia legislativa. O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conta hoje com a segurança nível 01, mesmo nível da segurança de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Policiais do Congresso Nacional estão passando por treinamentos constantes para aperfeiçoamento da segurança dos parlamentares.