Criança de 2 anos morre engasgada em Jardim ao comer fruta rara do pantanal

Uma criança de apenas dois anos morreu no sábado (16), em Jardim, ao se engasgar com uma fruta.

Uma criança de apenas dois anos morreu no sábado (16), em Jardim, ao se engasgar com uma fruta. O corpo foi sepultado neste domingo (17) no Cemitério Municipal, em uma cerimônia cercada de muita comoção popular.

Conforme a ocorrência, a vítima brincava com os irmãos, também menores de idade, quando foi comer a fruta conhecida pelo nome de Água Pomba ou Ivapovó, típica do cerrado brasileiro e também do pantanal.

Em determinado momento, a criança engasgou e os pais tentaram realizar os primeiros-socorros, mas como não conseguiram, eles a levaram ao pronto-socorro do Hospital Marechal Rondon.

Entretanto, apesar dos esforços da equipe médica, a menina não resistiu e acabou falecendo logo após dar a entrada. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil local.

Conheça a fruta

A Água Pomba (Melicoca lepidopetala Radlk) é um fruto comestível, bastante apreciado na região do pantanal sul-mato-grossense, porém, pouco cultivada e por isso é considerada rara. Frutifica nos meses de dezembro a fevereiro.

Os frutos são deliciosos para serem consumidos in natura e a semente tem uma amêndoa também comestível. A polpa pode ser aproveitada para fazer sucos, doces, rechear bolos e sorvetes.

A árvore é ornamental e ótima para arborização urbana e as flores são melíferas. Deve ser plantada a sol pleno, em solos bem drenados, tanto em climas tropicais como subtropicais. Adubações regulares favorecem um rápido crescimento.