Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul

Frente fria e aquecimento diurno favorecem chuvas em todos os municípios

Previsão indica chuva em MS (Henrique Arakaki, Midiamax)

Previsão indica chuva em MS (Henrique Arakaki, Midiamax)

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) renovou o aviso de chuvas intensas em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (21). A previsão indica chuvas de 20 a 100 milímetros nas próximas horas.

Com grau de severidade de perigo, o primeiro aviso é válido das 14h desta quinta às 10h de sexta-feira (22). Há chance de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros ao dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h.

A condição favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em 69 cidades do Estado, com exceção da região pantaneira e sudoeste.

Já o aviso para todos os municípios é válido das 10h de hoje às 10h de sexta-feira (22), com perigo potencial. Pode chover de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

inmet
Dois alertas vigentes (Reprodução, Inmet)

Calor e chuva

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que as instabilidades são causadas pela aproximação e o avanço de uma frente fria oceânica.

São esperadas chuvas de intensidade fraca a moderada e, pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Essa situação meteorológica também ocorre devido à disponibilidade de umidade e o aquecimento diurno. Aliada à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica que favorecem a formação de instabilidades no Estado. Podem ocorrer acumulados de chuva significativos, com valores acima de 30 mm/24h.