Ministério do Desenvolvimento entrega vans para oito municípios de MS; confira quais

Entrega aconteceu na sede da Assomasul com a presença de autoridades estaduais e federais

Vans foram entregues nesta sexta-feira (22). (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Vans foram entregues nesta sexta-feira (22). (Alicce Rodrigues, Midiamax)

O Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome entregou nove vans para oito municípios de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (22). Os veículos fazem parte do Mobsuas (Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social).

A agenda aconteceu na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Representantes dos municípios, da Associação, do Ministério e os senadores por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP) e Nelsinho Trad (PSD), participaram da cerimônia.

Os veículos vão para as seguintes cidades: Eldorado, Naviraí, Nova Andradina, São Gabriel do Oeste, Sonora, Tacuru, Chapadão do Sul e Santa Rita do Pardo.

Representando a Assomasul, o prefeito eleito em Santa Rita do Pardo, Dr. Lúcio (PSDB), destacou que as entregas fomentam "a acessibilidade através das secretarias de promoção social ou de assistência social dos municípios".

O prefeito explicou que "um município, que é o caso de Eldorado, vai receber duas vans". Com valor de R$ 310 mil em cada van, o representante da Assomasul destacou os critérios para escolha das cidades.

"O critério foi o critério de baixa renda, o critério de assistência social mesmo, aqueles municípios que mais precisam, que mais têm dificuldade, foram os que foram selecionados", apontou.

(Alicce Rodrigues, Midiamax)

Transporte social

O Ministério foi representado por Pablo WAnzeller Pinheiro na cerimônia. Segundo ele, as vans irão atuar em centros de acolhimento, convivência, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

"Ela garante o transporte para a execução dos nossos serviços da ciência social e aí garante também a universalidade. São todas vans que possuem adaptação para pessoas com locomoção reduzida", esclareceu. Cada veículo tem capacidade para oito pessoas e mais uma com cadeira de rodas.

Por fim, destacou que a van "é parte da execução de serviços dentro do município. Então, por exemplo, quando a gente tem uma atividade do Centro Público de Convivência nos municípios, a gente pode fazer o deslocamento dos usuários que estão dos usuários desses equipamentos", pontuou.

São três vans encaminhadas de emenda individual de Tereza Cristina e seis de Nelsinho. Tereza destacou que as entregas são "fruto do trabalho" e agradeceu aos municípios. Nelsinho Trad informou sobre os trâmites necessários para cadastro dos municípios. "Existe toda uma programação técnica, de cadastramento, de você se habilitar a receber conforme as indicações que os parlamentares fazem. E aquele que não recebeu dessa vez, procure fazer, porque a gente está lá para poder atender vocês", deixou o recado.