O prodígio Lucas Mateus Nunes Nóbrega, de 5 anos, está com passe garantido para integrar a base do Flamengo no início do próximo ano. "Lukita", como é chamado pelos colegas jogadores, mostrou ser bom de bola desde cedo, quando começou a treinar em Campo Grande.
Lucas começou aos 3 anos treinando futsal no Colégio ABC e logo já chamou a atenção dos treinadores pela capacidade técnica e inteligência dentro de quadra. "Ainda com 4 anos começou a ser relacionado na equipe do colégio ABC Sub-6 porque não tinha a categoria dele. Por se destacar no meio dos maiores, já era chamado para jogos", conta o pai de Lukita, Jairo Nóbrega, de 35 anos.
Em março desde ano, o jogador mirim foi aprovado por um captador do Vasco da Gama para atuar pela equipe Sub-6. Entretanto, o talento de Lucas também chamou a atenção de outro clube carioca. "Simultaneamente, houve também o interesse do Flamengo, que se concluiu em junho deste ano", diz o pai orgulhoso ao Jornal Midiamax.
Jairo vê no filho um futuro que ele não pôde ter, já que também foi um atleta quando era criança. "Ele sempre me acompanha nos jogos de futebol amador que jogo; em competições nos finais de semana. Fui atleta também quando pequeno, mas não cheguei a jogar profissionalmente, apenas período de base", relata Jairo.
Treino na Gávea
De lá para cá, Lucas já fez três treinos no Estádio da Gávea como atleta do Flamengo. Agora, já preparam a mudança de Campo Grande para o Rio de Janeiro, onde o jogador vai se apresentar formalmente em janeiro de 2025.
"Esse período de idas e vindas para o Rio já agregou no futebol dele e é notório o crescimento técnico tanto por mim, quanto para os treinadores dele atualmente", diz Jairo. "Ele está muito feliz, pois apesar da idade sempre expressou a vontade de jogar em time grande. Sempre sonhou em jogar no Flamengo", completa.
Atualmente, Lucas treina duas vezes na semana e também compete aos finais de semana. A rotina de treinos é conciliada com os estudos e acontecem sempre após as aulas escolares. No Flamengo, Lucas começará no futsal e com 7 anos começa a migrar para o campo.
Entretanto, Lukita já tem experiência em todos os tipos de campos. Aqui em Campo Grande faz parte da equipe Sub-7 do Colégio ABC, tanto nas quadras quanto nos gramados.