O Batalhão de Choque da Polícia Militar acabou com os bloqueios de estradas iniciados na segunda-feira, no Município Dourados, onde moradores protestam contra a falta de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru.
Durante a liberação houve confronto entre os policiais e indígenas, com disparos que acabaram deixando feridos.
Na tentativa de acordo, a Secretaria Estadual de Cidadania chegou mandar documento se comprometendo a perfurar dois poços na reserva, mas não convenceu os manifestantes, que exigiram construção imediata..
A Secretaria de Segurança Publica justificou que a ação foi realizada com o jeito de garantir o direito constitucional da população de ir e vir.
Nota do governo:
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, esgotadas todas as vias de negociação, e para garantir os direitos constitucionais, agiu na manhã desta quarta-feira (27) para desobstruir as rodovias estaduais que estavam bloqueadas.
Com apoio do Corpo de Bombeiros Militar e de equipes da Agesul, removeram entulhos e apagaram focos de incêndios nas pistas.
As forças de segurança manterão efetivo para garantir paz em todo território sul-mato-grossense. O governo estadual reforça seu compromisso com a transparência, refutando iniciativas politico-eleitoreiras, e age em prol de um caminho de justiça e respeito.
Em tempo, o governo de MS, por meio da SEC, se manteve em contínuo diálogo com todos os envolvidos em busca, sempre, de uma solução pacífica, e lamenta episódios de agressões e enfrentamentos.