A vereadora Luiza Ribeiro (PT) anunciou, na sessão da Câmara desta quinta-feira, que apresentará uma proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal para reduzir a carga horária de todos os servidores municipais.
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O INVESTIGAMS NO INSTAGRAM
A vereadora defende uma carga horária de 6 horas diárias, limitada a 30 horas semanais, sem redução no salário do servidor público.
Luiza justifica que a redução da carga horária não só melhora a qualidade de vida do trabalhador, como também torna o serviço público mais eficiente.
Ela pontua que o trabalhador não mantém o mesmo ritmo de trabalho em uma jornada de oito horas, que poderia ser facilmente substituída por seis, garantindo mais eficiência. Além disso, precisa de afastar por dez horas de casa, por conta de deslocamento.
A vereadora ainda destaca que muitas categorias já têm carga horária reduzida, que o judiciário já adota este sistema e sugere dois turnos, caso necessário, em determinado setor.
A proposta de Luiza surge no momento em que se discute o fim da escala de trabalho de seis dias trabalhado e um de folga na Câmara dos Deputados.
Atualmente, a prefeitura anunciou corte de até 50% no salário de comissionados após fim do plano de trabalho e alguns já estão atuando apenas meio período. Entretanto, essa jornada é momentânea.