A tradicional decoração e adereços natalinos da Praça Getúlio Vargas, localizada na área central de Jardim e também cartão postal do município, esse ano não apareceu, com a paisagem serena e pacata, a praça segue sem muitos "movimentos". Geralmente nesse período o local é bem movimentado, cheio de olhares curiosos e encantados, porém esse ano a praça seguirá com sua leveza e simplicidade, sem o brilho natalino e sem o bom velhinho.
O evento é um dos momentos mais esperados da comunidade Jardinense, atraindo famílias e turistas das regiões próximas, assim como todo estado de Mato Grosso do Sul. As famílias levam seus entes queridos para contemplar a decoração natalina, reencontrar amigos, se divertir com a magia que o natal traz. Também tem aqueles que aproveitam esse período para ganhar uma "graninha extra", é o caso dos vendedores ambulantes.
Só que este ano, será um pouco diferente dos anos anteriores, nada de festa, nada de gastos, nada de decoração natalina? Ou seja, esse ano o "Papai Noel", personagem principal, querido entre as crianças e também adultos, não dará as caras na Praça Getúlio Vargas, o motivo segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico do município, através do titular da pasta, Mário Sérgio Pache da Silva, é preciso conter despesas. "Estamos no período de transição, não podemos ter gastos, não vamos poder realizar", disse o secretário ao ser questionado se haveria ou não Programação de Natal e também a festa de final de ano no município.
Há anos a praça Getúlio Vargas, assim como outros pontos importantes da cidade de Jardim são decorados e enfeitados a espera do "natal", a programação especial como apresentações musicais, chegada do papai noel, teatro, entre outras além de trazer a comunidade para festa, também eleva a economia do município. O Natal não é apenas uma época de celebração, é um impulsionador econômico vital para a cidade, como lojas, hotéis, restaurantes, supermercados entre outros segmentos. As festividades natalinas têm um impacto profundo em todos os setores da economia local.
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Jardim, até o momento não se manifestou. Reiteramos que o espaço permanece aberto, caso queira se manifestar.