O 4º Festival Infantil de Judô reuniu 400 alunos de 36 escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme) na manhã deste sábado (30), no estádio Moreninho, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Os estudantes, todos uniformizados com kimonos fornecidos pela Prefeitura de Campo Grande pela primeira vez, mostraram o que aprenderam nas aulas de judô. Pais e familiares acompanharam as disputas, celebrando a participação dos filhos no evento.
Roberto Vieira, chefe da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC) da Secretaria Municipal de Educação, destacou a ampliação da modalidade nas escolas. "Este ano, aumentamos o número de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) com judô. São 36 escolas participantes, com alunos entre 6 e 10 anos. Todos receberam kimonos adquiridos pela Secretaria, garantindo que se apresentem de forma adequada", explicou.
Para o professor Ronaldo Maja Júnior, que ensina nas escolas Irene Szukala e Aglair de Oliveira, o festival oferece aos alunos uma ótima oportunidade de exibição. "Eles têm a chance de demonstrar o que aprenderam e ficam motivados a dar o melhor de si."
Lilian Provatto, professora da Escola de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, enfatizou a importância do esporte para as crianças. "O Festival é maravilhoso, pois, além dos benefícios para a saúde, o esporte trabalha o desenvolvimento mental e contribui para a interação social, algo essencial nos dias de hoje."
Alunos como Ana Clara Paes, do terceiro ano, também destacaram a importância do evento. "Treino desde o ano passado e gosto muito. É a primeira vez que participo de algo tão grande assim", contou ela. Elise Rocha, colega de Ana Clara, afirmou: "Adoro a luta, aprendo a me defender e sempre é bom praticar esporte." Lorenzo Andreas, do grupo 5 da Escola Municipal Aglair de Oliveira, falou sobre o início no judô: "Comecei este ano porque queria aprender e estou achando muito legal."
Os pais também marcaram presença no evento, como Miriam Barreto, assistente administrativo e mãe de Pedro, de 8 anos, aluno da Escola Municipal Maestro João Ribeiro. "O Pedro começou a treinar em junho e, desde então, passou a ter mais compromisso com as aulas e treinos", contou Miriam. Cristiane Feitosa, motorista de aplicativo e mãe de Maria Clara, aluna da Escola Municipal Nagen Jorge Saad, destacou o papel do esporte no desenvolvimento da filha: "Coloquei a Maria no judô para ajudá-la a ter disciplina e respeito, além de contato com outras crianças. Ela é muito dedicada, e este Festival é uma ótima oportunidade para ela mostrar o que aprendeu."
Cristiano Zanella, vendedor e pai de alunos do judô, esteve no Festival para apoiar seu filho e sobrinha. "Eles começaram este ano e estudam na Escola Municipal Advogado Demosthenes Martins. Acho fundamental acompanhar eventos como este para incentivar e desenvolver o potencial deles no esporte", afirmou Cristiano.