Operação cumpre mandados em MS contra quadrilha que simulava roubo de cargas

Uma quadrilha é investigada por aplicar o golpe do falso roubo de caminhões nas estradas brasileiras para que os motoristas pudessem ficar com as mercadorias e revendê-las.

Foto: Reprodução Internet

Foto: Reprodução Internet

Uma quadrilha é investigada por aplicar o golpe do falso roubo de caminhões nas estradas brasileiras para que os motoristas pudessem ficar com as mercadorias e revendê-las. A investida está sendo comandada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Chamada de Operação "Chave na Mão", a ofensiva cumpre 76 ordens judiciais nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Paraíba, sendo 57 de busca e apreensão e mais 19 de prisão. Em MS, são cumpridos um mandado de busca e apreensão e outro de prisão preventiva, ambos em Campo Grande.

Segundo a investigação, a organização criminosa contava com informações privilegiadas sobre a mercadoria que seria transportada, seja por interesse de quem comprava ou dos atravessadores. Os motoristas que integravam o grupo simulavam os roubos e a carga era desviada e comercializada.

Os motoristas chegavam até mesmo a fazer o boletim de ocorrência na polícia para solidificar o golpe. Depois, eles voltavam até a delegacia para informar que tinham encontrado o veículo, mas sem os produtos transportados. Foram dois anos de investigação, sendo os mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal de Uberaba (MG).

Nesta cidade mineira foram apreendidos, até o momento, armas de fogo, veículo, cerca de R$ 20 mil em dinheiro, aparelhos telefônicos e outros eletrônicos. O nome da operação faz alusão à simulação do motorista ter sido vítima de furto ou roubo de carga. A ação contou com apoio de diferentes forças policiais dos estados envolvidos.