O governador Eduardo Riedel (PSDB) sancionou projeto de lei que amplia, de dois para três, o número de juÃzes auxiliares na Corregedoria -Geral de Justiça do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).
Conforme publicado no DOE (Diário Oficial do Estado), o texto do Código de Organização e Divisão Judiciária foi alterado, passando para cada biênio da Diretoria Administrativa correspondente, sejam designados oito juÃzes de direito de entrância especial, sendo três para auxiliar a presidência do Tribunal, dois para a vice-presidência e três para a corregedoria.
O texto ainda diz que os juÃzes auxiliares deverão ser substituÃdos, na forma regimental, preferencialmente, por um dos juÃzes de direito auxiliares da Capital, pelo tempo que durar a designação.
A alteração no número de juÃzes auxiliares na Corregedoria-Geral acontece após o então presidente em exercÃcio do TJMS, Dorival Renato Pavan, apresentar projeto de lei com pedido de tramitação urgente na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
O projeto de lei foi protocolado no dia 19 de novembro, após a Operação Ultima Ratio que afastou cinco desembargadores. A operação foi contra a venda de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, extorsão e falsificação de escrituras públicas do Poder Judiciário. A operação aconteceu no dia 24 de outubro.