Defensoria garante cancelamento de cobranças indevidas e indenização para assistida de Corumbá

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu, na Justiça, decisão favorável para uma assistida de Corumbá que enfrentava cobranças abusivas de uma universidade privada.

Defensoria garante cancelamento de cobranças indevidas e indenização para assistida de Corumbá

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu, na Justiça, decisão favorável para uma assistida de Corumbá que enfrentava cobranças abusivas de uma universidade privada.

O caso foi conduzido pela coordenadora da 2ª Regional, defensora pública Jamile Serra Azul, e resultou na anulação de valores indevidamente cobrados por serviços educacionais não utilizados, além do reconhecimento de uma indenização à autora.

Conforme o processo, a assistida havia se matriculado em um curso a distância, mas não chegou a acessar os conteúdos oferecidos pela instituição. Apesar disso, foi surpreendida com cobranças que, segundo a Defensoria, configuram prática abusiva.

Foto: Assessoria

"A nossa atuação buscou demonstrar que não houve prestação de serviço efetiva, e que exigir pagamento nessas condições viola o princípio da boa-fé contratual, além de prejudicar financeiramente a assistida, que se encontra em situação de vulnerabilidade", explicou a defensora pública Jamile Serra Azul.

Na sentença, o juiz reconheceu que a autora não havia usufruído dos serviços contratados e determinou o cancelamento do contrato, eliminando a obrigação de pagamento dos valores cobrados. Além disso, a decisão estabeleceu a restituição do valor da matrícula e a concessão de indenização por danos morais.

"O dever de indenizar surge da prática de informar de maneira negativa e inverídica sobre o consumidor, ferindo direitos fundamentais como honra e imagem", concluiu a defensora.