A Fiems sediou, na manhã dessa terça-feira (17/12), sessão pública organizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo do encontro foi apresentar a proposta de readaptação e otimização do contrato de concessão da rodovia federal BR-163, no trecho que corta todo o estado de Mato Grosso do Sul, de Norte a Sul.
Atualmente sob responsabilidade da Concessionária de Rodovia Sul-Matogrossense S.A. (MSVia), o trecho, com 845,90 km de extensão, passará por uma revisão do modelo econômico-financeiro e do programa de exploração da rodovia, buscando melhorias na infraestrutura e na mobilidade. O plano de repactuação aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) prevê intervenções pontuais de duplicação em trechos estratégicos.
O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a relevância do encontro e o papel da instituição na defesa dos interesses do setor industrial. "A BR-163 é uma via estratégica para o desenvolvimento econômico do Mato Grosso do Sul e do Brasil. Por isso, a repactuação desse contrato é fundamental para garantir segurança, eficiência e competitividade no escoamento da nossa produção. A Fiems está à disposição para contribuir com esse processo", afirmou.
Para o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, a Fiems atua como parceira do desenvolvimento da logística. "A logística é a que faz toda a distribuição de produtos. Os produtos fazem parte de qualquer negócio, então a Federação das Indústrias tem sempre muito interesse e colabora muito com as soluções logísticas do Governo Federal, do Ministério dos Transportes e da ANTT. Consideramos um grande parceiro, porque sugere propostas inteligentes, interessantes, que via de regra são incluídas e consideradas nos nossos projetos", ressaltou.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, reforçou a importância de trazer para a Fiems o debate sobre a rodovia mais importante do estado em termos de fluxo de mercadorias. "Quando falamos de expansão industrial e toda a estrutura, o processo de desenvolvimento passa pela indústria de Mato Grosso do Sul, então é fundamental que a Federação receba uma audiência pública como essa e contribua com a discussão, tanto sobre impacto de custo na cadeia, mas principalmente no benefício que essa nova repactuação da concessão vai oferecer", concluiu.