Espanha inicia extradição do blogueiro Oswaldo Eustáquio
As autoridades espanholas deram início ao processo de extradição do blogueiro Oswaldo Eustáquio, que está foragido da Justiça brasileira.
As autoridades espanholas deram início ao processo de extradição do blogueiro Oswaldo Eustáquio, que está foragido da Justiça brasileira. O pedido foi formalizado em outubro pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ao Ministério da Justiça, e posteriormente repassado ao Ministério das Relações Exteriores da Espanha. Eustáquio é um dos investigados no inquérito das milícias digitais, que tramita no STF. Em dezembro de 2022, o ministro Moraes ordenou sua prisão em decorrência de investigações relacionadas à disseminação de fake news e atividades de milícias digitais. As autoridades brasileiras foram informadas de que a Espanha já deu um primeiro sinal positivo para a extradição, mas a decisão final ainda depende da Justiça espanhola.
O blogueiro esteve envolvido em manifestações contra os resultados das eleições e chegou a defender a intervenção das Forças Armadas. Desde 2020, ele é alvo de investigações por ações consideradas antidemocráticas. Em agosto, Eustáquio e outros apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro foram alvo de uma operação da Polícia Federal, que resultou em uma nova ordem de prisão. Durante a operação, a Polícia Federal identificou tentativas de intimidar seus agentes e suas famílias. Eustáquio e seus aliados foram acusados de usar crianças e adolescentes nas redes sociais para dificultar as investigações em andamento.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA