Dez cidades de Mato Grosso do Sul estão sob alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas. O comunicado emitido na manhã deste sábado (28), vale até às 10 horas de domingo (29). Nas demais 69 cidades, incluindo Campo Grande, o dia será de calor e tempo seco.
Segundo o órgão, a possibilidade é de chuva entre 20 e 60 mm/h ou 30 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, para os municípios de Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora.
O Inmet reforça a importância de seguir as recomendações de evitar abrigar-se debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e também, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Para os demais municípios há previsão de calor e baixos valores de umidade relativa do ar entre 25 e 45%.
Em Campo Grande, as temperaturas variam entre mínimas de 21°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C. Os ventos serão bastante variados, alcançando velocidades de 30 a 50 km/h, com possibilidade de rajadas acima de 50 km/h em alguns momentos.