Uma denúncia feita na Ouvidoria do Ministério Público Estadual (MPE) pode trazer problema para dois vereadores eleitos no Partido Liberal (PL) em Rio Brilhante.
Segundo a denúncia, o partido teria utilizado candidatura fictícia de Gleice Londeiro, apenas para cumprir a quota de gênero. Se comprovada a irregularidade, dois vereadores podem perder o mandato: Daverson Matos e Valci do Despachante.
"A análise baseia-se na ausência de campanha eleitoral efetiva por parte da candidata, bem como na falta de pedidos de votos em suas redes sociais, configurando uma manobra do partido para burlar a legislação. Segundo pessoas próximas a candidata, nos últimos
dias de campanha, ela pediu votos ao candidato Venizelos. Como isso é possível, sendo ela uma candidata?", questiona o denunciante.
Consta na denúncia que a ultima postagem dela sobre campanha eleitoral foi na campanha de 2022. De conteúdo político, apenas críticas ao prefeito, antes do período eleitoral.
"A candidatura de Gleice Londeiro foi utilizada pelo PL de Rio Brilhante exclusivamente para cumprir a cota de gênero, sem a intenção real de promover sua eleição. Essa prática configura uma fraude à legislação eleitoral, desvirtuando o objetivo de promover a igualdade de gênero", alega o denunciante.
Gleice não recebeu recurso do partido para a campanha e teve apenas três votos na eleição. Caso o partido seja condenado, todos os candidatos são inviabilizados e o partido perde as duas vagas conquistadas.