Os trabalhadores que escolheram a modalidade de saque-aniversário do FGTS têm a oportunidade de retirar uma parte do saldo em datas específicas, que variam conforme o mês de nascimento. O período disponível para realizar o saque é de dois meses e não é permitido realizar retiradas em outros momentos do ano. É importante entender as distinções entre as duas modalidades de saque do FGTS. No saque-rescisão, o trabalhador que é demitido sem justa causa pode retirar o total disponível em sua conta, incluindo a multa rescisória, quando aplicável. Por outro lado, o saque-aniversário é uma opção que permite ao trabalhador retirar uma fração do saldo anualmente, no mês de seu aniversário. Caso seja demitido, ele só poderá acessar o valor da multa rescisória.
Aqueles que optarem pelo saque-aniversário têm a possibilidade de retornar à modalidade de saque-rescisão através do aplicativo “FGTS”. Essa mudança só será efetiva após 25 meses da solicitação, desde que o trabalhador não tenha antecipado os valores a que tem direito. O calendário para o saque-aniversário em 2025 está organizado por mês de nascimento.
Veja o calendário do saque-aniversário em 2025:
- Nascidos em janeiro – saque de 2 de janeiro a 28 de março;
- Nascidos em fevereiro – saque de 3 de fevereiro a 30 de abril;
- Nascidos em março – saque de 3 de março a 30 de maio;
- Nascidos em abril – saque de 1º de abril a 30 de junho;
- Nascidos em maio – saque de 2 de maio a 31 de julho;
- Nascidos em junho – saque de 1º de julho a 30 de setembro;
- Nascidos em agosto – saque de 1º de agosto a 31 de outubro;
- Nascidos em setembro – saque de 2 de setembro a 29 de novembro;
- Nascidos em outubro – saque de 1º de outubro a 30 de dezembro;
- Nascidos em novembro – saque de 3 de novembro a 31 de janeiro de 2026;
- Nascidos em dezembro – saque de 1º de dezembro a 28 fevereiro de 2026.
O valor que pode ser retirado na modalidade de saque-aniversário é determinado por uma alíquota que varia de 5% a 50%, além de uma parcela adicional fixa, que depende do saldo disponível na conta do FGTS. Essa estrutura permite que o trabalhador tenha uma noção clara do quanto pode sacar anualmente. Para consultar e receber o saque-aniversário, o trabalhador deve utilizar o aplicativo FGTS. Após verificar os valores disponíveis, é necessário informar uma conta da Caixa Econômica Federal ou de outra instituição financeira para o recebimento dos valores.
Além disso, existe a opção de antecipar o saque-aniversário por meio de um empréstimo. No entanto, é importante ressaltar que, ao optar por essa antecipação, o saldo total da conta do FGTS ficará bloqueado até que o contrato seja quitado. Para verificar se a conta está bloqueada, o trabalhador deve acessar o aplicativo FGTS.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA