A Prefeitura de Dourados realiza, por meio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), do Departamento de
Vigilância em Saúde e do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, conjunto de atividades alusivas à campanha “Dezembro Vermelho”. A Lei Municipal 4.172/2018 institui a ação que visa promover a prevenção do HIV/AIDS e fomentar a assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas soropositivas.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Silvia Regina Bosso, destaca a importância da campanha por conta do preocupante aumento no número de casos. “O constante avanço da contaminação por HIV vem sendo registrado entre a população o que sinaliza a necessidade de intensificar ações de prevenção e conscientização à transmissão do vírus HIV”.
Até novembro deste ano 64 novos casos de HIV foram notificados, sendo 10 femininos e 54 em homens. O secretário Municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior, lembra que o diagnóstico precoce é a principal forma de deter o aumento de infecções. “É fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para o tratamento, por isso o "Dezembro Vermelho" tem como objetivo reduzir a mortalidade, morbidade e prevenir a transmissão do HIV, levando em conta que a finalidade do tratamento é deixar a carga viral suprimida”.
A campanha traz também desmistificação sobre o tema, tendo em vista que historicamente as pessoas que convivem HIV/Aids são alvos de preconceito e marginalização. “Embora relacionados, HIV e Aids não são sinônimos: não há cura para o vírus, mas o tratamento pode evitar que o paciente chegue ao estágio mais avançado de presença do vírus no organismo e desenvolva, com isso, a síndrome da imunodeficiência adquirida, ou seja, a Aids”.
A programação do “Dezembro Vermelho”, promovida pela Prefeitura de Dourados, começa nesta quinta-feira, 1º de dezembro. “É quando é comemorado o "Dia Mundial de Combate a Aids", instituído em 1988 pela Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde”, explica Aurenita Barbosa, coordenadora do Programa Municipal de
IST/Aids/Hepatites Virais.
Programação
01/12 (8h às 17h) – Campanha “Fique Sabendo” na UEMS com a comunidade acadêmica. Cerca de 400 testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, serão realizados além de palestras informativas, distribuição de preservativos masculino/feminino e gel.
04/12 (13h às 18h) – Cerca de 200 testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, palestras informativas e distribuição de preservativos masculino/feminino e gel, acontecem no Clube Ubiratan.
05/12 (8h) – A farmacêutica Fayla Michele Bosso de Moraes realiza palestra sobre IST/Aids para o colaboradores da Energisa, além da distribuição de auto teste para HIV (fluido oral) e de preservativos masculino/feminino e gel.
06/12 (8h) – A enfermeira Stephany Anastácia Serpa Alarcon realiza palestra sobre IST/Aids e Hepatites Virais para colaboradores do Hospital Evangélico. Acontece também distribuição de auto teste para HIV (fluido oral) e de preservativos masculino/feminino e gel.
Vale ressaltar que a campanha não altera o serviço de consultas e atendimentos no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que continua o trabalho regular pelo Serviço de Assistência Especializada, na rua dos Missionários, 420 – Jardim Caramuru.
O CTA está aberto de segunda à sexta, das 7h às 13h.
Fonte: Assecom PMD