Brasil ainda sem calendário definido para o futebol feminino em 2025

Brasil será sede da próxima Copa do Mundo, mas a incerteza, marca início do planejamento para o futebol feminino Desde o fim da temporada passada, os clubes brasileiros já se preparam para 2025, com movimentações no mercado da bola que incluem renovação de contratos, reforços e até transferências de jogadoras.

Brasil será sede da próxima Copa do Mundo, mas a incerteza, marca início do planejamento para o futebol feminino

Desde o fim da temporada passada, os clubes brasileiros já se preparam para 2025, com movimentações no mercado da bola que incluem renovação de contratos, reforços e até transferências de jogadoras. Porém, um fator crucial para o planejamento segue indefinido: o calendário das competições da temporada, que ainda não foi divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Já estamos em meados de janeiro, e a falta de definição das datas oficiais gera preocupação entre clubes e dirigentes. Em dezembro de 2024, a CBF anunciou que realizaria uma reunião no início de 2025 para definir o calendário. Contudo, o encontro ainda não ocorreu, pois a entidade segue em recesso e retoma as atividades somente no dia 13 de janeiro. No comunicado enviado aos clubes, a CBF justificou que deseja ouvir as equipes antes de oficializar as datas e destacou que pretende implementar mudanças importantes para este ano, como a ampliação do número de clubes na primeira e segunda divisões do Campeonato Brasileiro, passando de 16 para 20 times.

A falta de clareza sobre o calendário dificulta o planejamento financeiro e organizacional dos clubes, especialmente considerando que 2025 é ano de Copa América Feminina. Assim como ocorreu na temporada anterior, quando as datas do Campeonato Paulista e da Copa Libertadores precisaram ser ajustadas devido aos compromissos com as Olimpíadas de Paris-2024, o cenário de incertezas novamente afeta os clubes, que têm de adaptar seus elencos e operações sem saber ao certo o que estará, de fato, em jogo.

Em meio a essa falta de organização, a CBF começa a ser pressionada, tanto por torcedores quanto por dirigentes. Em recente evento, na apresentação do elenco do Cruzeiro para 2025, a diretora de futebol feminino Bárbara Fonseca expressou sua frustração com a situação. “São anos no futebol feminino e nunca passei por uma situação como essa, de não ter um calendário para organizar a temporada”, afirmou Bárbara, ressaltando que as Cabulosas tiveram que basear o planejamento de 2025 nas competições do ano passado, sem saber o que esperar de 2025.

Vale lembrar que a temporada 2024 do futebol feminino brasileiro já começou com a Supercopa, marcada para o dia 18 de fevereiro, com o confronto entre Cruzeiro e Corinthians, e vitória das Brabas. Para 2025, a pergunta que fica no ar é: quando o futebol feminino começará oficialmente? A resposta ainda depende da CBF.