LISTA: Chuvas não amenizam calorão e cidades de MS marcam umidade do ar crítica

Porto Murtinho foi a mais quente e seca do país

Calor em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Calor em Campo Grande (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Apesar da chuva em algumas cidades, Mato Grosso do Sul marca umidade relativa do ar em índice crítico de 19%. Nas últimas 24h, apenas dois municípios do Estado tiveram valores acima de 50%, de acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

O Cemtex explica que a condição do tempo seco e quente é favorecido pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica. Logo, as regiões registram temperaturas que ultrapassam 40°C. O cenário permanece com a umidade entre 10 e 30%.

Porto Murtinho continua campeã em valores extremos, tanto em umidade do ar como em temperaturas. Pelo 9° consecutivo, a cidade marca máxima acima de 40°C e umidade do ar em 19%.

Cidades próximas também estão na lista estadual, como Amambai, Aral Moreira, Corumbá, Itaquiraí, Dourados, Ivinhema, Juti e Laguna Carapã.

Apenas Cassilândia e Paranaíba registraram umidade de 52 a 56% nas últimas horas. O monitoramento ressalta que nas regiões centro-norte, nordeste e leste do Estado apresentam condições de maior nebulosidade e chuvas mais recorrentes. Essa situação atmosférica ocorre devido à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, aliado a disponibilidade de umidade.

Pontualmente podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios. Por outro lado, principalmente nas regiões centro-sul e sudoeste, seguem com tendência de tempo mais firme e seco.

Confira a lista: