Porta de entrada para o ensino superior, Sisu abre inscrições nesta sexta-feira
Inscrições seguem até 21 de janeiro
Começaram, nesta sexta-feira (17), as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2025. Através da iniciativa, os estudantes podem utilizar as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para disputar vagas em universidades públicas e institutos federais de forma gratuita e 100% online.
Vale ressaltar que, além de baseada na nota obtida no Enem, o Sisu também leva em conta critérios como Lei de Cotas e ações afirmativas adotadas pelas instituições. Inclusive, neste ano, as vagas também incluem oportunidades do Pé-de-Meia Licenciaturas, programa do Governo Federal que visa formar mais professores para o Brasil.
As inscrições seguem abertas até 21 de janeiro. Para participar, é necessário ter feito o Enem 2024, não ter zerado na redação e não ter se inscrito como treineiro.
Para se candidatar a uma vaga pelo Sisu, o candidato deve acessar o portal e fazer o login com sua conta Gov.br.
Em seguida, confirmar seus dados de contato e preencher o questionário socioeconômico relacionado à Lei de Cotas. Depois, é só escolher as duas opções de curso, que podem ser alterados até o último dia de inscrição.
Por fim, cabe ao candidato acompanhar as notas de corte utilizadas para cada curso superior. Caso selecionados para a 1ª ou 2ª opção, os candidatos deverão realizar a matrícula no período estipulado. Se perderem esta etapa, não poderão se inscrever na lista de espera.
Nota de corte e critérios
A partir do segundo dia de inscrição, a nota de corte começa a ser divulgada diariamente. Vale lembrar que esta nota é a menor necessária para ficar entre os selecionados de cada curso.
A nota de corte é calculada com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos em uma modalidade específica.
É importante considerar ainda que alguns cursos podem exigir uma média mínima no Enem ou notas mínimas específicas em áreas como Ciências da Natureza. Já algumas instituições aplicam pesos distintos às notas de determinadas provas, a depender do curso.
Confira outros prazos do Sisu
- Consulta às vagas: Desde 14 de janeiro;
- Período de inscrições: 17 a 21 de janeiro;
- Chamada regular: 26 de janeiro;
- Matrícula ou registro acadêmico: 27 a 31 de janeiro;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro;
- Convocação dos selecionados pela lista de espera: 12 de fevereiro a 30 de setembro.