Empresário Carlos Bernardo destaca convênio da Itaipu Binacional

O empresário Carlos Bernardo, CEO da Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero (UCP-PJC), destacou o convênio firmado com a Itaipu Binacional, beneficiando a agricultura familiar dos municípios da bacia do Rio Paraná.

Fotos: Clezer Gomes

Fotos: Clezer Gomes


O empresário Carlos Bernardo, CEO da Universidade Central do Paraguai em Pedro Juan Caballero (UCP-PJC), destacou o convênio firmado com a Itaipu Binacional, beneficiando a agricultura familiar dos municípios da bacia do Rio Paraná. A reunião contou com representantes de cidades fronteiriças e culminou nesta sexta-feira, 17, durante encontro na Câmara Municipal de Ponta Porã.

Bernardo participou da mesa coordenadora dos debates como representante da sociedade civil fronteiriça, enfatizando a relevância da pauta. Foram assinados acordos de cooperação técnica com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e outras entidades parceiras, como a Itaipu Binacional.

O projeto conta ainda com a participação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), visando a ampliação do sistema de energia solar para as famílias da agricultura familiar, melhorando as condições de trabalho e renda. Durante o evento, houve uma ampla explanação sobre o funcionamento da Sala da Cidadania, instrumento voltado para orientar os pequenos produtores na melhoria da produtividade.

Carlos Bernardo destacou em entrevista à imprensa que o fomento à pequena agricultura melhora a renda das famílias. Ele também mencionou o projeto do hospital binacional, em andamento com a participação do Governo do Brasil e Paraguai, além da Itaipu Binacional e municípios da faixa de fronteira. "Pode demorar, mas o hospital binacional será a redenção da nossa saúde pública em toda a faixa de fronteira, desafogando o atual sistema de saúde da rede pública", afirmou Bernardo.

O empresário também salientou a importância do envolvimento da sociedade civil organizada, pois a comunidade será beneficiada com a ampliação dos serviços através do hospital binacional. Participaram do evento o superintendente do Incra/MS, Paulo Roberto da Silva, os deputados federais Vander Loubet e Camila Jara, entre outros, que destacaram os avanços do governo Lula no campo, como o fomento da agricultura familiar e a ampliação dos mecanismos para aumento da produtividade.

Representantes das cidades de Amambai, Aral Moreira, Dourados, Nova Andradina, Itaquiraí, Japorã, Juti, Nova Alvorada do Sul, Naviraí, Eldorado, Sidrolândia, Iguatemi, Paranhos, Maracaju, Mundo Novo, Tacuru e da anfitriã, Ponta Porã, participaram dos debates. O evento contou ainda com a presença do superintendente da Pesca no MS, Marcelo Heitor, e de diversos prefeitos e vereadores das cidades da faixa fronteiriça.