Itamaraty emite alerta sobre possibilidade de deportação em larga escala às vésperas da posse de Trump
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty, emitiu um aviso sobre a possibilidade de deportações em larga escalaàs vésperas da posse do novo presidente dos Estados Unidos Donald Trump.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, conhecido como Itamaraty, emitiu um aviso sobre a possibilidade de deportações em larga escalaàs vésperas da posse do novo presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Embora o comunicado não tenha mencionado diretamente o novo governo dos Estados Unidos, a preocupação é evidente entre os países da América Latina.
Nos dias 16 e 17 de janeiro, aconteceu a Reunião Vice Ministerial sobre Mobilidade Humana na Rota Norter. O encontro reuniu representantes de diversas nações, incluindo México, Colômbia e Honduras. Durante o encontro, os participantes expressaram uma “séria preocupação” em relação à situação das migrações e as possíveis consequências das políticas que podem ser implementadas.
A promessa de deportação em massa é uma das bandeiras da campanha de Trump, que conta com o apoio de 55% da população americana, conforme uma pesquisa realizada pelo The New York Times em parceria com a Ipsos. Essa situação gera apreensão entre os países latino-americanos, que temem os impactos que essas medidas podem ter sobre seus cidadãos.
A reunião entre os países da região foi um passo importante para discutir as implicações das políticas migratórias que podem ser adotadas pelo novo governo dos EUA. Em nota à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores parabenizou o México pela convocação do encontro. “Na ocasião, a delegação brasileira reafirmou o compromisso com os direitos humanos dos migrantes e a defesa de seus nacionais, por meio de sua rede consular e independentemente de seu status migratório. Ressaltou ainda os impactos positivos da migração no continente americano”, expressou a comunicação.
*Reportagem produzida com auxílio de IA