Quatro seleções do Grupo E da Copa do Catar têm chance de avançar de fase
Três das quatro seleções do Grupo E dependem apenas de si para avançar. Lanterna, alemães vivem situação mais dramática
A fase de grupos da Copa do Mundo do Catar chega ao fim para as seleções do Grupo E nesta quinta-feira (1º). A Alemanha, pressionada, não pode pensar em nenhum resultado que não seja a vitória diante da Costa Rica, no estádio Al Bayt, enquanto Espanha e Japão duelam no estádio Khalifa International precisando vencer para confirmar uma vaga nas oitavas. Ambos os jogos acontecem às 16h (de Brasília).
A situação da tetracampeã mundial é a mais dramática do Grupo E. Lanterna, com apenas um único ponto até aqui, os alemães não podem sonhar com um resultado que não seja a vitória. Além de bater a Costa Rica — preferencialmente por um placar elástico, já que o saldo de gols pode ser decisivo —, a seleção de Muller, Gnabry e companhia, tem que torcer para uma derota do Japão diante da Espanha.
Os espanhois são os que estão numa posição mais confortável, com quatro pontos, um a mais que Japão e Costa Rica. Basta um empate para o time de Luis Enrique se classificar. Em caso de derrota para os japoneses, a Espanha ainda poderia se classificar, mas em segundo lugar no grupo e tendo que torcer por um empate entre Alemanha e Costa Rica — no saldo de gols, os espanhois avançariam.
O único cenário em que a Espanha fica de fora das oitavas de final é em caso de derrota para o Japão e se a Costa Rica bater a Alemanha. Para o Japão, a vitória é essencial, mas os japoneses avançam com um empate caso a outra partida do grupo também termine em igualdade. Em caso de derrota, é fim da linha para os Samurais Azuis.
A Costa Rica também chega para a última rodada com chances de classificação, mas a missão é difícil. Os time costa-riquenho precisa vencer a Alemanha para garantir uma vaga, mas um empate também serve, desde que a Espanha vença o Japão.
Fonte: R7