Queimadas em 2024 destroem área equivalente ao estado doTocantins
Baixar Tocar Amazônia e Cerrado tiveram mais de 27 milhões de hectares queimados no ano passado, de acordo com o Monitor do Fogo, do MapBiomas.
Amazônia e Cerrado tiveram mais de 27 milhões de hectares queimados no ano passado, de acordo com o Monitor do Fogo, do MapBiomas. É a maior área destruída desde a criação da plataforma em 2019. Essa área queimada é comparável com o tamanho do Tocantins ou da Itália.
Na Amazônia foram quase 18 milhões de hectares atingidos, um crescimento 67% em relação a 2023. O Pará, que vai receber a COP30 em novembro, liderou o ranking. No bioma, os incêndios atingiram mais as formações de floresta do que as de uso agropecuário. Foi a primeira vez que o monitoramento identificou essa situação, segundo o informe do MapBiomas.
Segundo os pesquisadores, a combinação de eventos climáticos, como o El Niño, que prolongou a seca e ações humanas, levaram a esse resultado preocupante.
Já no Cerrado, foram pouco menos de 10 milhões de hectares, crescimento de 91% sobre 2023, a maior parte também em áreas naturais, de savanas. Tocantins e Maranhão juntos, atingiram a metade das áreas queimadas.
Somando todos os biomas do país, foram mais de 30 milhões de hectares destruídos.
Meio Ambiente Monitor do Fogo aponta recorde de 30 milhões de hectares queimados Brasília 22/01/2025 - 11:46 Leila Santos / Patrícia Serrão Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional Queimadas quarta-feira, 22 Janeiro, 2025 - 11:46 1:14