De Coxim para o Brasil: Startup revoluciona licitações públicas ao facilitar acesso a editais
Com o objetivo de transformar o cenário das licitações públicas, a startup Econect aproxima empresas e órgãos governamentais de maneira mais sustentável, transparente e eficiente.
Com o objetivo de transformar o cenário das licitações públicas, a startup Econect aproxima empresas e órgãos governamentais de maneira mais sustentável, transparente e eficiente. Com sede em Coxim e escritórios em Campo Grande e São Paulo, a empresa desenvolveu uma plataforma digital inovadora que não só facilita o acesso a editais e amplia as oportunidades de negócios, mas também promove práticas seguras em processos licitatórios ao adotar soluções tecnológicas avançadas.
A ideia de negócio foi consolidada por Eduardo Feitosa. Pouco antes da fundação da empresa em 2023, o jovem que cresceu em uma família de empreendedores tradicionais de Coxim, tinha decidido trilhar o próprio caminho no mundo do empreendedorismo, após deixar o cargo de servidor municipal. "Cheguei a abrir um restaurante na cidade, mas foi na inovação que vi uma oportunidade única de criar um negócio com grande potencial. Queria desenvolver algo que não só gerasse valor para os clientes, mas também ajudasse a resolver os desafios enfrentados pela gestão pública nas compras governamentais e licitações", relembra.
Com experiência em compras públicas e atento às mudanças na legislação, Eduardo enxergou uma oportunidade no setor. A transição da antiga Lei de Licitações (nº 8.666/1993) para a nova Lei (nº 14.133/2021) trouxe modalidades como o diálogo competitivo, além da preferência por processos digitais e a exigência de mais transparência e integridade por parte dos órgãos. "Quando a lei mudou, decidi que queria voltar ao universo das licitações, mas de uma forma diferente. Não queria mais ser servidor. Meu objetivo era criar uma empresa que facilitasse as contratações tanto para os servidores públicos quanto para as empresas, oferecendo uma solução inovadora", explicou.
Além de modernizar os processos licitatórios, a Econect contribui para a sustentabilidade devido à plataforma 100% digital, que elimina a necessidade de impressões e documentos físicos, reduzindo o uso de papel de maneira significativa. Com isso, a startup não só facilita o acesso aos editais, como também torna os pregões presenciais digitais, otimizando as contratações públicas. De forma pioneira no Brasil, a empresa integra o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI) ao ambiente virtual, permitindo que startups vendam para o governo de maneira mais eficiente e sustentável. "Nossa plataforma traz inovação para licitações públicas e é totalmente homologada às novas regras do governo federal", expôs o empreendedor.
Para trazer mais visibilidade à startup e expandir a empresa para outros Estados, Eduardo contou com o apoio do Living Lab – Laboratório de Inovação do Sebrae/MS. O empreendedor, que já tinha recebido suporte da instituição para consolidar a ideia de negócio, ganhou novo acompanhamento e conquistou outros mercados, participando inclusive de missões empresariais para divulgar o negócio. "Hoje, a plataforma já conta com uma carteira crescente de clientes e é reconhecida como uma solução eficaz e moderna para as compras públicas no Brasil. Foi graças ao Sebrae que conseguimos ter mais visibilidade e ampliar nossa presença, conquistando clientes em todo país", comemora Eduardo.