Inflação de janeiro (IPCA-15) é má notícia para o governo

Foi divulgado hoje o IPCA-15 de janeiro.

Inflação de janeiro (IPCA-15) é má notícia para o governo

Foi divulgado hoje o IPCA-15 de janeiro. O indicador captou uma inflação de 0,11%, medida do dia 15 de dezembro a 15 de janeiro. Embora o índice tenha desacelerado em relação ao mês anterior (0,34%), o IPCA-15 veio acima das projeções do mercado (deflação de 0,03%). Os vilões da inflação de janeiro foram novamente os alimentos (tomates e café). Também houve pressão pelos aumentos das passagens áreas, por conta do efeito sazonal de férias, e pelas elevações de preço dos combustíveis (gasolina, etanol e diesel).

O IPCA-15 de janeiro preocupa o governo ao trazer alta principalmente no grupo Alimentação. Há uma leitura no Planalto de que a inflação de alimentos tem sido a principal responsável pela baixa popularidade do governo federal. Para piorar a preocupação, há uma grande defasagem do preço da gasolina e do diesel com a cotação no mercado internacional.

Um reajuste nos combustíveis (necessário), juntamente com a inflação de alimentos em curso, afetam o bolso e o humor da população. No fundo, o presidente sabe que não há marqueteiro ou troca ministerial que resista ao impacto eleitoral da inflação.