O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, manifestou sua expectativa de que a inflação se mantenha dentro da meta estabelecida para 2025. Essa previsão surge após a divulgação do IPCA-15, que apresentou uma alta de 0,11% em janeiro. Alckmin destacou que essa situação indica uma “pequena redução” no processo inflacionário, o que gera um clima de otimismo em relação à diminuição da inflação. “Em relação à inflação, a notícia é boa. Teve já uma pequena redução do processo inflacionário. Acho que nós vamos ficar dentro da meta com a redução da inflação. Estamos mais otimistas ainda”, afirmou Alckmin a jornalistas após participar de evento na UGT, em São Paulo.
Ainda sobre o cenário econômico, Alckmin reconheceu que o patamar da Selic preocupa e que o governo não tem controle sobre acontecimentos externos, como as políticas dos EUA, mas defendeu que o País tem pressupostos econômicos sólidos, crescimento forte, e que o cumprimento do arcabouço fiscal ajudará no alívio da taxa de juros.
“Porque uma taxa Selic muito alta realmente faz uma redução do seu potencial de crescimento econômico. E você que poderia crescer mais acaba crescendo um pouco menos. Mas veja um ano com cenário positivo”, disse o ministro, citando ainda a aprovação da reforma tributária, a safra recorde e os investimentos anunciados pela indústria, que passam de R$ 2 trilhões, segundo ele.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias