Estudantes enfrentam dificuldades para acessar resultados do Sisu devido a instabilidade no site

Estudantes que aguardam o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano estão enfrentando dificuldades para acessar a plataforma.

Foto: O POVO

Foto: O POVO

Estudantes que aguardam o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano estão enfrentando dificuldades para acessar a plataforma. Ao tentar entrar no site, os usuários se deparam com uma mensagem informando que o acesso estará disponível "em breve". O Sisu é a principal forma de ingresso nas vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Com a instabilidade, muitos estudantes não conseguem acessar as informações sobre sua aprovação, que são essenciais para o processo de matrícula. A partir do resultado, os selecionados devem consultar a instituição onde foram aprovados para realizar a entrega da documentação necessária. O prazo de matrícula para a chamada regular começa na próxima segunda-feira (27).

Este ano, o Sisu oferece 261.779 vagas em diversas instituições públicas de ensino superior. Destas, ao menos 68 mil são destinadas a candidatos interessados em cursos de licenciatura, área que tem um incentivo especial: o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece uma bolsa de R$ 1.050 mensais até o final do curso.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul foram disponibilizadas 4.880 vagas. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem 1.725 vagas ofertadas no Sisu, para 125 cursos. Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferta 947 vagas pelo Sisu, em 37 cursos.

Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) serão 1.288 vagas, distribuídas em 68 cursos de 14 cidades. O IFMS confirmou a oferta de 920 vagas abertas pelo Sisu, com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2025, dependendo do curso. 

Documentação necessária para matrícula

A entrega dos documentos deve ser feita diretamente à instituição de ensino onde o estudante foi aprovado. Algumas faculdades aceitam a documentação online, enquanto outras exigem a entrega presencial. Por isso, é fundamental que o candidato entre em contato com a instituição para confirmar a lista de documentos exigidos e a forma de entrega.

Os documentos mais comuns solicitados pelas universidades incluem:

  • RG ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e Carteira Profissional
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física)
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar
  • Título de eleitor e comprovante eleitoral (para quem já votou)
  • Comprovante de residência
  • Certidão de casamento ou nascimento
  • Documento que comprove regularidade com o serviço militar (para homens)
  • Fotos 3×4
  • Autodeclaração Étnico-Racial (para candidatos que passaram pela Lei de Cotas)

Não foi selecionado?

Para os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, haverá a possibilidade de manifestar interesse na lista de espera. A inscrição para a lista de espera estará aberta de 26 a 31 de janeiro, por meio do Portal Acesso Único.

Distribuição das vagas

Os estados com maior número de vagas são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) são as que oferecem mais vagas: 9.050 e 8.683, respectivamente.

Entre os institutos federais, o do Ceará (IFCE) lidera com 6.022 vagas, seguido pelo Instituto Federal de São Paulo, com 5.675, e pelo Instituto Federal da Paraíba, com 2.850.

Pé-de-Meia Licenciaturas

Para os estudantes interessados em cursar licenciaturas, o programa Pé-de-Meia oferece uma bolsa mensal de R$ 1.050, desde que o candidato tenha participado do Enem, com nota igual ou superior a 650 pontos, e tenha sido aprovado em um curso de licenciatura por meio de programas como o Sisu, Prouni ou Fies.

O período para manifestar interesse pela bolsa vai de 17 de fevereiro a 30 de março.