SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Afastada da campanha de "Emilia Pérez" ao Oscar 2025, a atriz Karla Sofía Gascón reagiu à decisão adotada pela equipe publicitária do filme pouco após a viralização de um cartaz sem qualquer menção à artista.
Indicada ao prêmio da Academia na categoria de melhor atriz por seu papel como a personagem-título, ela fez uma publicação em seu perfil no Instagram em que agradece os festivais e "todos aqueles que reconheceram o meu trabalho", diz estar sendo cancelada e pede ajuda ao citar uma série de veículos de imprensa.
Entre eles, Gascón inclui a Folha, para a qual deu uma entrevista, no mês passado, em que afirmou que "pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda Torres" estariam promovendo uma campanha de difamação contra a sua performance e o filme.
"Apenas busco a liberdade de existir sem medo, de criar arte sem barreiras e de seguir em frente com minha nova vida. Querem me cancelar. Pergunto aos especialistas de Hollywood e aos jornalistas que conhecem minha trajetória: como seguir em frente?", diz ela na postagem.
Pouco após a viralização da fala em que cita a protagonista de "Ainda Estou Aqui", candidato brasileiro à premiação, uma série de postagens controversas, feitas em seu perfil no X principalmente entre 2021 e 2022, ressurgiram nas redes sociais.
Nas publicações, ela faz comentários de caráter racista e xenofóbica ao mencionar George Floyd, a população muçulmana e a diversidade pretendida pelo Oscar em suas últimas edições, entre outros exemplos.
"Emilia Pérez" concorre ao Oscar em 13 categorias, que incluem melhor filme e melhor filme internacional e Gascón disputa o prêmio de melhor atriz com Fernanda Torres, Cynthia Erivo, Demi Moore e Mikey Madison. A premiação acontece na noite do próximo dia 2 de março.
Leia Também: Revista americana aposta em vitória de Fernanda Torres no Oscar 2025