Sob o comando do professor Erlei Pires Dias, a Secretaria Municipal de Esportes de Maracaju registrou um ano de muitas realizações, depois de ter passado o ano de 2021 praticamente em branco por conta da pandemia que exigiu isolamento social de toda a população brasileira.
Ao apresentar um balanço das ações desenvolvidas na pasta em 2022, Erlei registra a retomada dos eventos previstos no calendário esportivo anual da Secretaria destacando os projetos que visam possibilitar o acesso à atividade física e que buscam a melhoria na qualidade de vida dos munícipes.
Erlei também relatou que as atividades se iniciaram com a realização do Campeonato Varzeano de Futebol para atletas residentes no município, com jogos na Vila Adrien e no Bairro Cambarai, bairros estão localizados os Centros Poliesportivos (Cepes).
Após o Varzeano, a Secretaria abriu as inscrições para os campeonatos municipais de futsal, basquetebol, voleibol, voleibol adaptado e handebol com os jogos sendo realizados durante a semana no Ginásio de Esporte Newton Lemes Marcondes, conhecido carinhosamente como Louquinho.
Nestes eventos, novamente os esportistas deram resposta positiva com o recorde de equipes inscritas, comprovando mais uma vez que um calendário esportivo bem organizado recebe o aval e a participação da população que pode nos jogos das mais variadas modalidades se desligar um pouco dos problemas do cotidiano e se descontrair participando diretamente ou assistindo aos eventos na praça esportiva.
Para dar mais oportunidade de esporte e lazer à sociedade, a Secretaria deu início à 1ª Copa Câmara de Futebol Suíço, nas categorias livre, veterano e de base para atletas sub-11, sub-13 e sub-15 anos com jogos sendo realizados no Estádio Municipal Luiz Gonzaga Prata Braga “Loucão”.
Também foi criado o Desafio Super Mãe, realizado na pista de MotoCross, onde a mãe tinha que fazer um percurso com o filho (a).
A Secretaria ainda realizou o 1º Festival Linguiçito de Voleibol Adaptado com a participação de vários municípios vizinhos e com almoço grátis aos participantes na Festa da Linguiça.
De acordo com o secretário Erlei, o Festival de Voleibol Adaptado se tornou um evento que marcou muito, pois a garra e determinação das pessoas que compõe a Melhor Idade é de fazer inveja a muitos jovens que muitas vezes não buscam melhorar sua qualidade de vida praticando esporte.
“Com todos estes eventos sendo realizados, os profissionais de Educação Física que compõem o quadro de colaboradores da Secretaria estavam nas escolas municipais efetuando treinamentos, buscando resgatar o gosto pelo esporte nas crianças e nos adolescentes, através da execução do Programa “Meu 1º Esporte” que consiste em ações visando o fortalecimento do esporte de base no município” afirmou Erlei.
SEGUNDO SEMESTRE – Erlei relata que, depois de um primeiro semestre de muita ação competitividade entre jovens, adolescentes e crianças, chegou o 2º semestre com a realização do “Extreme Running Maracaju” na pista de motocross, com 24 equipes inscritas, totalizando mais de 250 atletas nas categorias Competição e Participação. “Em seguida realizamos a edição da Corrida Cidade Maracaju com mais de 130 pessoas inscritas, com largada e chegada na Praça Central da cidade” relata Erlei.
No mês de agosto, foi lançado o 44° Campeonato Amador de Futebol e o 8º Campeonato Amador de Veterano, com premiação de mais de 40 mil reais, através de uma parceria com a Câmara Municipal.
O balanço apresentado à sociedade maracajuense aponta ainda a realização, em setembro, de um evento de nível internacional, a seletiva da Copa do Mundo de Futsal, categoria sub-19, com participação de equipes de vários estados, na qual a grande vencedora foi a equipe do E.C. Corinthians que com isso garantiu a vâ¦