Com 1,4 mil inscritos, Campo Grande sedia seminário internacional da Rota Bioceânica
Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, Campo Grande será palco do Seminário Internacional da Rota Bioceânica e do 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico.
Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, Campo Grande será palco do Seminário Internacional da Rota Bioceânica e do 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico. O evento, realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com apoio da Fiems e do Sebrae, contará com a participação de aproximadamente 1.400 pessoas de 22 países.
Com inscrições já encerradas, o seminário ocorrerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e reunirá autoridades dos governos do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, além de representantes de municípios e governos regionais do Corredor Bioceânico. Empresários e membros da sociedade civil também marcarão presença no evento, que será transmitido ao vivo pelos canais oficiais do Governo de Mato Grosso do Sul.
Integração e Desenvolvimento
O principal objetivo do evento é fomentar a integração regional e impulsionar o desenvolvimento econômico entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O Corredor Bioceânico de Capricórnio, trajeto rodoviário de 3.250 km, será um dos focos de discussão, pois visa conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, atravessando oito territórios de quatro países: Tarapacá e Antofagasta (Chile), Jujuy e Salta (Argentina), Boquerón, Presidente Hayes e Alto Paraguay (Paraguai) e Mato Grosso do Sul (Brasil). O trajeto culmina nos portos chilenos de Iquique, Antofagasta, Mejillones e Terminais Tocopilla.
Segundo Jaime Verruck, secretário da Semadesc, o evento abordará aspectos essenciais da infraestrutura da rota, incluindo questões alfandegárias e desenvolvimento econômico das regiões afetadas pelo corredor. "Cada país tem um papel fundamental para consolidar a infraestrutura nos próximos dois anos. Vamos discutir mercado, competitividade e desenvolvimento local, pois esse é um grande projeto nacional que impacta não só Mato Grosso do Sul, mas também Brasil, Paraguai, Argentina e Chile", destacou Verruck.
Programação e Painéis
A programação do seminário inclui painéis temáticos, reuniões técnicas e apresentações culturais. A abertura oficial ocorrerá no dia 18, às 18h, com a presença de representantes federais, estaduais e municipais dos quatro países. Durante o evento, será assinado um Termo de Cooperação entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul.
Entre os destaques, estão painéis sobre infraestrutura, tecnologia, inovação, alfândega e impacto social, com mediação de especialistas renomados. No último dia, será apresentada a Carta de Campo Grande, documento que deve consolidar diretrizes e compromissos assumidos pelos participantes.
Confira abaixo a programação completa:
6º FORO DE LOS GOBIERNOS SUBNACIONALES DEL CORREDOR BIOCEÁNICO
Data: 18, 19 e 20 de fevereiro de 2025
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo
Av. Waldir dos Santos Pereira, s/n – Parque dos Poderes
Campo Grande, MS, Brasil
18 de fevereiro (terça-feira)
12h – Início do Credenciamento.
14h – Reunião dos Prefeitos do Corredor Bioceânico.
Local: Auditório Germano Barros de Souza.
14h – Sessão de Negócios (organização Sebrae/MS)
14h – Instalação das Comissões Técnicas Participantes
Áreas:
Academia e Educação.
Comércio e Procedimentos de Fronteira.
Segurança.
Municípios.
Obras Públicas, Logística e Transporte.
Cidadania com Enfoque em Gêneros e Povos Originários.
Saúde e Sustentabilidade.
Turismo.
Comissão Executiva do Plan Maestro.
18h – Abertura Institucional
Apresentações culturais, recepção e abertura dos trabalhos
Local: Auditório Manoel de Barros
19 de fevereiro (quarta-feira)
Local: Auditório Manoel de Barros
8h – Painel Setor Privado
Mediador: Aurelio Rocha (Presidente – LIDE Mato Grosso do Sul)
9h – Painel Infraestrutura
Mediador: Ministro João Carlos Parkison de Castro (Ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores)
10h30 – Painel Tecnologia e Inovação
Mediador: Ricardo Senna (Secretário-Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEMADESC – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Mato Grosso do Sul)
12h – Almoço.
14h – Painel Alfândega
Mediador: Antonio Lindemberg (Superintendente Regional da Receita Federal na 1ª Região Fiscal)
15h – Painel Impacto Social
Mediador: Pedro Silva Barros (Coordenador do Projeto Integração Regional no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA)
16h30 – Apresentação Plan Maestro (BID)
20 de fevereiro (quinta-feira)
Local: Auditório Manoel de Barros.
8h – Apresentação das Atas das Comissões Técnicas Participantes
9h30 – Apresentação da Carta de Campo Grande