Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Destaque Fotográfico

Reunião do Ministério das Mulheres em Campo Grande discute caso Vanessa Ricarte

Com uma mesa composta exclusivamente por mulheres, teve início na manhã deste domingo (16) a reunião da equipe do Ministério das Mulheres com o Colegiado Gestor da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande.


Foto: G1 - Globo

Com uma mesa composta exclusivamente por mulheres, teve início na manhã deste domingo (16) a reunião da equipe do Ministério das Mulheres com o Colegiado Gestor da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. O encontro, que começou por volta das 9h, teve como uma de suas pautas principais o caso da jornalista Vanessa Ricarte, assassinada a facadas por seu ex-companheiro, Caio Cesar Nascimento Pereira, no último dia 12 de fevereiro.

A ouvidora Graziele Carra Dias, que integra a equipe, destacou a presença do Ministério para dar suporte no caso e acompanhar as medidas necessárias. “Viemos para ajudar no caso Vanessa Ricarte”, afirmou. A reunião também contou com a participação da diretora de Proteção de Direitos, Pagu Rodrigues, e da chefe de gabinete da ministra, Katia Guimarães, além da Secretária-Executiva da Mulher, Angélica Fontanari, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Iacita Azamor. Delegadas da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) e outros membros do conselho também marcaram presença.

Durante o início da reunião, a imprensa teve acesso ao momento de apresentação das participantes, mas, após esse momento, o encontro seguiu a portas fechadas para tratar dos detalhes do caso e das ações a serem tomadas.

A equipe do governo federal, após este encontro, seguirá com mais compromissos. Na segunda-feira (17), haverá uma reunião com a secretária-adjunta da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), Viviane Luiza da Silva, e com a subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa.

Já na terça-feira (18), a ministra Cida Gonçalves estará em Campo Grande, onde são esperadas reuniões com o governador Eduardo Riedel e com os desembargadores Dorival Renato Pavan e Ruy Celso Barbosa Florence, presidente e corregedor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

A presença do Ministério das Mulheres foi acionada após o feminicídio de Vanessa Ricarte. A jornalista, que havia buscado proteção na Deam e recebido uma medida protetiva, relatou em áudio enviado a uma amiga que não teve acesso à escolta policial quando necessitou e foi orientada a ligar para seu agressor e avisar que retornaria para casa. Essa mensagem foi enviada algumas horas antes do crime.

+ Delegado Geral orienta agentes a não se pronunciarem sobre feminicídio de jornalista

Feminicídio de Vanessa Ricarte

Na tarde de quarta-feira (12), Vanessa voltou à sua residência no bairro São Francisco, em Campo Grande, acompanhada de um amigo, para retirar seus pertences. Durante a conversa com o ex-noivo, Caio, ele a atacou com facadas. A jornalista foi socorrida e levada em estado grave à Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda na noite do mesmo dia.

Caio Cesar Nascimento Pereira foi preso em flagrante por uma equipe da Polícia Militar, logo após o crime e, na sexta-feira (14), teve sua prisão preventiva decretada pela Justiça.

Feminicídio Destaque Fotográfico

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!