O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome divulgou nesta segunda-feira (17) através do DOU (Diário Oficial da União), a meta de famílias a serem acolhidas no Programa Fomento Rural. O programa federal tem previsto recurso financeiro de R$ 4,6 mil.
Conforme explicada a pasta da União, o programa combina duas ações: acompanhamento social e produtivo e transferência direta dos recursos para que as famílias rurais mais pobres desenvolvam seus projetos produtivos. Leia mais sobre o programa aqui.
Na publicação desta segunda no diário oficial, o Ministério do Desenvolvimento estabelece as normas e metas de atendimento para 2025. Para Mato Grosso do Sul, está previsto meta de 1.000 famílias incluídas no programa.
Quem assina a Portaria MDS n° 1.057 é o ministro Wellington Dias.
Quem pode participar do programa?
Ainda segundo o Ministério do Desenvolvimento, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único, ser residentes no meio rural e estar em situação de pobreza (renda mensal até R$ 218,00 por pessoa da família).
Em geral, são famílias da agricultura familiar ou de povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e extrativistas.
Não há impedimento para uma família que recebe Bolsa Família receber também o Fomento Rural, e ela não perde o benefício se for excluída ou suspensa do PBF.