Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

região sul de MS

Novo corredor rodoviário vai interligar quatro cidades da região sul de MS


Em quatro frentes, obras de pavimentação seguem para abrir mais um importante corredor rodoviário em Mato Grosso do Sul. O novo acesso vai ligar os municípios Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Carapã e Ponta Porã, na região sul do Estado.

Três rodovias estaduais compõem esse investimento. A primeira é a MS-278 entre Fátima do Sul e Caarapó, no trecho de 57 quilômetros que liga as federais BR-376 e BR-163. Dividida em duas etapas, a primeira está com 57% do contrato executado e 12 quilômetros já tem asfalto. A segunda também está com pouco mais da metade dos serviços executados (52%) e conta com um trecho de 13 quilômetros já pavimentados.

Entre a primeira e a segunda etapa, onde a MS-278 e a MS-156 se encontram, uma nova frente segue com lançamento de sub-base em 14 quilômetros da MS-156, sentido região urbana de Caarapó. Com 19% do contrato já executado, a previsão é que esse trecho comece a receber asfalto na próxima quinzena.

Retornando na MS-278, outra frente segue pela MS-382, em 36,20 quilômetros da rodovia que inicia em Caarapó, passa por Laguna Carapã e termina em Ponta Porã, no entroncamento com a BR-443. Nesse trecho, 9 quilômetros já estão preparados para receber asfalto.

As três obras somam 107 quilômetros de rodovias que além de ligar os quatro municípios, dá acesso à inúmeras propriedades rurais, usinas e cooperativas da região. Durante os seis anos que trabalha como caminhoneiro, Rui Portuga, de 51 anos, já precisou passar muitas vezes pelo trecho carregando insumos e comemora a obra. "É mais segurança para nós e diminui o gasto com manutenção de caminhões", afirmou.

Marcio José Alves, de 43 anos, trabalha em uma das fazendas localizada em frente a um dos trechos já pavimentados. O trabalhador recorda que antes da chegada do asfalto, a estrada era precária. "Agora é uma benção. Sempre preciso passar pela estrada para ir à cidade fazer compras ou levar as crianças para o médico", afirmou.

A pavimentação da rodovia também será de extrema importância para encurtar caminhos entre três rodovias federais. Além da BR-443, o trecho passa também pela BR-163 e BR-376. Com equipes trabalhando em todas as frentes de obras, o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, explica que as condições climáticas em algumas vezes alteram o ritmo dos trabalhos, mas garante os esforços necessários para que não haja prejuízos e que o corredor seja concluído. "Se trata de uma obra complexa e, além disso, nesse período enfrentamos dias chuvosos, mas nossas equipes estão trabalhando para que as obras mantenham o ritmo para que consigamos concluir os quatro contratos", disse.

Os quatro contratos vigentes somam mais de R$ 200 milhões em investimentos nas três rodovias.

Infraestrutura Cidades Destaque Texto 1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!