No início da sessão vespertina, Bortoleto fez apenas oito voltas antes da suspensão, e não registrou tempo. Quando o fornecimento de luz foi reestabelecido, Bortoleto voltou à pista, completou 59 voltas, encerrando o treino em 12º lugar, uma posição à frente do heptacampeão Lewis Hamilton, recém-chegado à Ferrari. O piloto britânico Lando Norris, da McLaren, fez a volta mais rápida do dia (1m30s430), tempo 0seg1 menor que o segundo colocado Geroge Russel, da Mercedes.
Bortoleto volta a testar o carro C45 da Sauber na quinta (27) e na sexta (28), últimos dois dias de pré-temporada no Bahrein. O jovem paulista tem como companheiro na escuderia suíça o alemão Nico Hülkenberg. A abertura da temporada 2025 da F1 ocorrerá em 16 de março, com o Grande Prêmio da Austrália.
Off he goes! 🤩@gabortoleto85 heads out of the garage in the C45 for the first time! 🇧🇷 pic.twitter.com/5o1nRgZjL3
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) February 26, 2025
O brasileiro foi contratado pela Sauber em novembro passado, após duas conquistas consecutivas: a primeira na Fórmula 3 (2023) e depois na Fórmula 2 (2024). Em 2011, com apenas sete anos, Bortoleto começou nas pistas de kart. Após um ano começou a colecionar conquistas, ainda na categoria Mirim: foi campeão do Open Brasileiro, vice-campeão do Campeonato Brasileiro e vice-campeão do Paulista – todas no kart. Em 2018, o piloto deixou o Brasil em busca de competições na Europa e ganhou ainda mais experiências. Foi campeão sueco de Kart e vice na WSK Super Master Series.
Em 2020, Bortoleto competiu na F4 italiana, terminando em quinto lugar (uma vitória e quatro outros pódios). No ano seguinte, passou a disputar a a Fórmula Regional Europeia (Freca), na equipe FA Racing, montada pelo espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial. O brasileiro terminou em 15º lugar na classificação geral, a quinta melhor marca dentro os 25 pilotos iniciantes na categoria. Em 2022, ainda competindo na Freca, o paulista passou a defender a equipe francesa R-Ace GP e terminou o ano com a sexta colocação geral: foram duas vitórias (Spa-Francorchamps e circuito de Barcelona-Catalunha) e outros cinco pódios.