Equipes do governo visitam cidades afetadas pelo desastre de Mariana

Baixar Tocar Como parte do Acordo Rio Doce, representantes de vários Ministérios realizam, a partir desta segunda-feira (24/3), uma série de visitas aos municípios afetados pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, Minas Gerais.

Equipes do governo visitam cidades afetadas pelo desastre de Mariana

Baixar

Como parte do Acordo Rio Doce, representantes de vários Ministérios realizam, a partir desta segunda-feira (24/3), uma série de visitas aos municípios afetados pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, Minas Gerais. O novo pacto foi assinado, em 2024, entre o Governo Federal e as empresas responsáveis pelo desastre. Do total de R$ 170 bilhões, serão repassados cerca de R$ 100 bilhões ao poder público ao longo de duas décadas. Esse novo acordo foi firmado entre a União, os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, os ministérios públicos, as defensorias públicas e as mineradoras responsáveis pelo desastre. Devem ser implementadas ações e políticas públicas em 49 municípios em Minas Gerais e no Espírito Santo, para restaurar o meio ambiente e apoiar a população local. Até a próxima sexta-feira, 28 de março, cinco equipes interministeriais irão realizar assembleias e reuniões com as lideranças locais para ouvir as demandas e entender como os recursos do Acordo Rio Doce podem ser melhor aproveitados. Devem ser percorridas por essas equipes 16 cidades mineiras. O diálogo será feito com lideranças comunitárias, movimentos sociais, secretarias municipais e estaduais, universidades e institutos federais, dentre outros grupos e autoridades. Com os recursos do Acordo de Repactuação Rio Doce repassados para a União, serão realizadas uma série de ações, entre elas o Programa de Transferência de Renda para Agricultores e Pescadores; projetos e ações ambientais; fortalecimento da assistência social, políticas de saúde e da previdência social; coordenação de programas de saneamento básico; reforço às atividades de fiscalização da mineração, além de programas para recuperação econômica da região. O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, Minas Gerais, ocorreu em 5 de novembro de 2015. Foi a maior catástrofe ambiental do Brasil e uma das maiores do mundo. Aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério foram despejados no meio ambiente. A lama contaminou o Rio Doce e seus afluentes, chegando ao oceano Atlântico, no Espírito Santo. Foram atingidos 49 municípios, direta ou indiretamente e 19 pessoas morreram e três continuam desaparecidas.

© Antonio Cruz/ Agência Brasil

Meio Ambiente Reuniões discutirão melhor uso dos recursos do acordo com a mineradora São Luís 24/03/2025 - 09:00 Ana Lúcia Caldas / Rilton Pimentel Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional barragem de Fundão Mariana Minas Gerais Rio Doce segunda-feira, 24 Março, 2025 - 09:00 2:39