Com apoio de aeronave, megaoperação desarticula o tráfico de drogas e prende 7 pessoas em Jardim

A especializada pretende montar um "cerco" em uma rota específica de atuação dos criminosos

Com apoio de aeronave, megaoperação desarticula o tráfico de drogas e prende 7 pessoas em Jardim

Antes do amanhecer, equipes da Denar (Delegacia Especializada em Repressão ao Narcotráfico), com apoio de outras forças policiais e até com o uso de uma aeronave, deflagraram a operação Argus em , cidade a 239 quilômetros de . A operação ocorreu na manhã desta terça-feira (15).

A ação, que visa desarticular o tráfico de drogas no interior do Estado, contou com o apoio de diversas delegacias da Polícia Civil e de equipes do Garras (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos). Ao todo, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão na cidade, que possui pouco mais de 13 mil habitantes, segundo o  (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os alvos da operação foram criminosos que fazem parte de um grupo responsável por manter domínio territorial por meio do tráfico de drogas. Além dos 22 mandados de busca e apreensão, foram cumpridos outros 7 mandados de prisão temporária. Cinco menores de idade também foram autuados por ato infracional análogo ao tráfico de drogas.

Delegado Hoffman ao lado do Delegado Roberto (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

Drogas apreendidas:

Operação Argus

Nas primeiras horas da manhã, centenas de policiais e viaturas estiveram presentes nas ruas de Jardim. A operação, batizada de Argus, faz alusão ao gigante da mitologia grega que, segundo a lenda, possuía 100 olhos espalhados pelo corpo.

"Enquanto ele dormia mantinha alguns olhos fechados, porém também abertos. Denotando que ele está em constante vigilância, ou seja, esse é o papel nosso da Polícia Civil, estar constantemente vigilante em relação a criminalidade, neste caso específico ao tráfico de drogas", explicou Hoffman.

Próximas operações

Com essa megaoperação, o titular da Denar anunciou que outras ações semelhantes devem ser realizadas em cidades do interior. A especializada pretende montar um "cerco" em uma rota específica de atuação dos criminosos.

"Nós vamos continuar combatendo o tráfico de drogas no interior do Estado. Já estamos em fase de operação e de inteligência para deflagrar, em breve, uma ação dessa mesma natureza em outra cidade do interior", afirmou Hoffman.