O cão, considerado o melhor amigo do homem, é também o principal elemento utilizado quando se trata da proteção de nossos lares, especialmente nos momentos em que não estamos. O animal de estimação foi apontado pela maioria dos entrevistados pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatísticas (IBGE) em Mato Grosso do Sul como o predileto, e por vezes até o único, dispositivo de segurança contra a ação de bandidos e vândalos.
Ora, quem teria a coragem de entrar em uma casa com um excelente cão de guarda lá dentro, pronto para avançar e até mesmo morder o desconhecido? Essa é a principal linha de raciocínio das pessoas que têm cães como "funcionários da segurança privada". Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) Contínua – Furtos, Roubos e Sensação de Segurança 2021, divulgada nesta quarta-feira (7), 44,9% de um total de 659 mil domicílios sul-mato-grossensse possuem ao menos um cachorro como elemento de segurança.
A presença dos dogs liderou a lista do quesito "tipo de dispositivo ou funcionário de segurança" existente dentro de casa, superando até mesmo elementos mais simples e que, de certo modo, impactariam em um menor trabalho diário por não demandar manutenção e outros cuidados, já que os cachorros são seres vivos e que requerem todo um tratamento específico, como consultadas rotineiras ao veterinário, aplicação de vacinas, higienização, entre outros pontos.
Segundo o IBGE, foram 951 mil domicílios pesquisados em MS, sendo que 659 mil responderam ter ao menos um dispositivo ou funcionário de segurança. Na lista final, abaixo dos cães, apareceram como elementos de segurança e proteção das casas os tradicionais muro ou grades altas, com cacos de vidro ou arame farpado (27,2%); trava, tranca, fechadura reforçada ou grade (24,7%); cerca elétrica (16%); alarme ou câmera de vídeo (13,1%); funcionário contratado para vigilância (7,8%); e arma de fogo (3,6%).
Na mesma pesquisa, o Instituto tratou da quantidade de pessoas que já foram vítimas de roubo durante o ano passado. Dentro do nosso estado de MS, o quadro apontou que 12 mil pessoas de 15 anos ou mais passaram por essa situação. Além disso, 49 mil domicílios tinham pelo menos um morador que já foi vítima de furto, sendo essa a 6ª menor quantidade do País. Os dados específicos de Campo Grande indicam que foram 6 mil pessoas vítimas de roubo no ano passado.
Essa foi a primeira vez que o IBGE tratou do tema sensação de segurança nesta modalidade de pesquisa e que teve como objetivo avaliar a opinião das pessoas sobre suas percepções de (in)segurança. As três Unidades da Federação (UFs) com maior registro, em que domicílio ao menos um morador foi vítima de roubo, foram São Paulo (334 mil), Rio de Janeiro (156 mil) e Bahia (133 mil). No campo oposto encontramos, Roraima (4 mil), Tocantins (4 mil) e Amapá (8 mil).
Confira as raças de cachorros adequadas para fins de segurança
O grupo de segurança e serviços Sunset publicou em seu site oficial uma lista que aborda exatamente sobre os cães como elementos de segurança para as nossas casas. De acordo com o escrito, existem algumas raças que podem ser mais adequados para servir como cães de segurança, enquanto outros são apenas para brincar de “pega-pega” ou buscar a bolinha.
A empresa reforça que é muito importante manter um cão amigo e treinado especificamente para o trabalho de manter a propriedade protegida de intrusos e acessos não autorizados. Confira abaixo uma lista com as raças de cães que são consideradas as mais adequadas para fins de segurança:
Provavelmente o primeiro cão que vem à mente quando você pensa em cães de segurança, os pastores alemães são preferidos pela polícia e serviços militares em todo o mundo por sua inteligência e obediência. Eles podem ser treinados com muita facilidade e, apesar de seu peso corporal modesto, podem ser fisicamente intimidantes.
Os rottweilers têm sido uma escolha popular para fins de segurança e foram originalmente criados para proteger o gado e outros animais de fazendas e propriedades rurais, conhecidos por sua inteligência e força, eles são naturalmente inclinados a ficar de olho em invasores e intrusos.
Uma raça trabalhadora e leal, os dobermans são uma presença ameaçadora devido ao seu tamanho e aparência geral. Eles são muito protetores e foram originalmente criados para serem agressivos, no entanto, com o tipo certo de treinamento e habilidades sociais, seu temperamento pode ser controlado, eles podem ser mantidos como cães de estimação e também como protetores.
Também conhecido como cão urso devido à sua capacidade de caçar ursos, os Akitas têm fortes instintos de proteção e são ótimos para fins de segurança. Eles geralmente realizam seu trabalho de investigação silenciosamente e latem apenas se encontrarem algo suspeito.
Criados originalmente para caçar animais grandes como leões, os Rhodesian Ridgebacks são extremamente corajosos e adequados para serem usados ??para fins de segurança e não requerem nenhum incentivo para serem guardados devido à sua natureza naturalmente protetora. Eles não latem com muita frequência e sem motivo, portanto, se o seu Ridgeback late, certifique-se de anotar.
Confira as 5 piores raças de cães para fins de segurança:
A raça de cão de estimação mais popular da Inglaterra , com mais de 35.000 registros no ano passado, o Labrador Retrievers é um dos cães mais amigáveis ??que existe. Essa característica deles os torna excessivamente confiáveis ??e não a raça ideal para fins de segurança.
Assim como o Labrador Retriever, os Golden Retrievers também cumprimentam estranhos, até mesmo criminosos em potencial, com o mesmo entusiasmo e vigor com que fariam um membro da família. É muito provável que sigam estranhos e, possivelmente, mostrem a cidade em troca de uma guloseima.
Extremamente gentil e adorável, o Old English Sheepdog não é uma ótima escolha como cão de segurança. Eles são ótimos com crianças e até mesmo com outros animais de estimação, no entanto, sua excessiva amizade com estranhos os torna um alvo fácil de atrair.
Conhecidos por serem lentos e preguiçosos, e até mesmo retratados dessa forma usando personagens de desenhos animados como Droopy e Byron Basset, Basset Hounds são bastante descontraídos e adoram ficar preguiçosos o dia todo. Eles são super adoráveis ??e ótimos em “pegar” cheiros que podem seguir, no entanto, se um intruso tentar invadir sua propriedade, ele apropriadamente nem se dará ao trabalho de se levantar.
Com a reputação de serem gigantes amigáveis, os São Bernardo são criaturas adoráveis ??com uma personalidade muito gentil. Embora seu tamanho e latido alto possam deter alguns intrusos, há uma grande chance de que eles os sigam querendo brincar com eles em vez de atacá-los, e até carreguem os itens roubados.