Neste terceiro e último ato, os intérpretes encenam momentos de Aleijadinho em 1805 e, depois, em 1814, até as últimas horas de vida do mestre. Em seu monólogo derradeiro, Aleijadinho vê nos profetas seus amigos inconfidentes. O coro canta trechos de A uma despedida, Lira IX da Parte III de Marília de Dirceu, poesia de Tomás Antônio Gonzaga, de A lástima, poesia de Alvarenga Peixoto, e Libertas Quæ Sera, texto da bandeira dos inconfidentes.
Lançado pela TV Brasil em 9 de março de 2014, o programa busca democratizar o acesso à chamada grande música com espetáculos semanais de 52 minutos na televisão aberta.
Além das apresentações, o Partituras ainda traz o depoimento dos artistas convidados. A ideia é aprofundar e enriquecer a experiência do telespectador que pode conhecer a trajetória dos músicos e descobrir aspectos interessantes sobre as obras executadas.
Para a nona temporada, a atração reúne concertos especiais em homenagem a compositores consagrados que são referência na música erudita. A produção ainda mescla espetáculos em grandes palcos com recitais para pequenas formações ou mesmo executados por solistas Os episódios também contam com performances de novos talentos da arte nacional e músicos brasileiros de orquestras renomadas.
As apresentações exibidas pela emissora pública na telinha podem ser conferidas semanalmente nas redes sociais do canal e no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e também por meio da internet. O Partituras ainda tem uma versão radiofônica que vai ao ar pela Rádio MEC.