Mais de 130 alunos das Escolas Estaduais Cambaraí e Padre Constantino concluem projeto vocacional lançado pelo Sindicato Rural de Maracaju

Mais de 130 alunos das Escolas Estaduais Cambaraí e Padre Constantino concluem projeto vocacional lançado pelo Sindicato Rural de Maracaju

Encerramento das etapas deste ano foi realizado no sábado (17), no Tatersal, com entrega de certificados aos participantes

A chave para o sucesso! É com este sentimento que a direção do Sindicato Rural de Maracaju encerra as etapas de 2022 do projeto vocacional lançado em setembro nas Escolas Estaduais Cambaraí e Padre Constantino de Monte. Ao todo, 137 jovens participaram, sendo 112 da Escola Cambaraí e 22 do Distrito de Vista Alegre, que estudam na Escola Constantino. A ideia era oferecer aos alunos que cursam as turmas do Ensino Médio, apoio profissional e preparo emocional na escolha da carreira a ser seguida.

O encontro foi realizado no Tatersal, na noite do último sábado (17), reunido alunos que passaram pelos testes e os pais, que também foram envolvidos no projeto para prestar ainda mais apoio aos filhos nessa caminhada importante que é o vestibular.

Cada aluno recebeu um certificado com o resultado de seu processo vocacional, contendo aptidões profissionais bem direcionadas e pontos fortes de personalidade, de acordo com as avaliações realizadas pela equipe da Destiny Brasil, instituição responsável por aplicar os testes. Mesmo que simbólico, o certificado é uma forma de valorizar e reconhecer o aluno pela participação no teste.

Durante o evento, ainda foi entregue uma chave para cada um, com a gravação do nome do projeto, “Designium Teen”, para motivá-los a buscarem seus ideais e virarem a chave para grandes realizações. É assim que definiu a Coach de Carreira, Pollyana Janoski, quem aplicou e acompanhou o projeto em Maracaju.

“Na prática, foi um movimento onde eles foram construindo esse resultado. Hoje, chegar nesta etapa, mostra que eles estão alinhados com o propósito na qual eles nasceram para ser e de forma muito assertiva. Daqui cinco anos, teremos uma mão-de-obra extremamente qualificada porque eles farão aquilo que eles gostam de verdade, com brilho nos olhos e engajados. Ter autoconhecimento e entender a sua personalidade e seus talentos, te direciona na vida com mais felicidade”, pontuou a Coach Pollyana.

Apoio Familiar

Para Valmir Batista Silva, pai de um dos alunos, o Sindicato Rural de Maracaju está de parabéns por encabeçar um projeto tão importante como este, que direciona com tanta precisão. “Eu percebi que esse teste abriu os horizontes do meu filho, e agora vai servir de base para ele seguir o caminho que ele mais gosta, que é o da Veterinária”, destacou.

Para o filho, Vildo Batista Silva, o processo vocacional foi “incrível”. Ele conta que se sentia indeciso sobre a Medicina Veterinária, a Zootecnica e até outras áreas, mas que depois de participar do Designium Teen a decisão é uma só. “Estou muito feliz”, disse ele.

Outro aluno a participar foi Alan Gabriel, que em 2017 recebeu prêmio do projeto Agrinho do Sistema Famasul. “Esse teste nos deu um empurrãozinho, acho de extrema importância e eu não tenho dúvida, quero cursar e exercer a Agronomia”, revelou com sorriso no rosto.

Projeto

Para a realização do Designium Teen em Maracaju, o Sindicato Rural buscou apoio de produtores rurais do município que acreditam no papel da Educação para transformar a realidade das pessoas. “Um grupo de 23 produtores patrocinaram e tornaram possível esse lindo projeto. O sentimento que fica é de agradecimento e de realização, por ver cada aluno mais encaminhado ao seu real propósito”, disse a diretora do Sindicato Rural de Maracaju, Ana Nery Terra Souza.

A avaliação foi realizada de forma individual com os alunos que aceitaram passar pelo processo de orientação profissional, amparados pelos pais ou responsáveis, com devolutivas para cada família. Tudo feito ao longo dos últimos meses, seguindo várias etapas. Esse método permite um caminho de orientações ao aluno, aos pais e aos professores, com desenvolvimento da inteligência emocional do jovem e informações completas para atender escolas, Ongs e grandes empresas, seguindo inclusive o conceito ESG, de Governança Ambiental, Social e Corporativa

Em janeiro de 2023 está prevista mais uma etapa deste projeto que são os treinamentos de capacitações, que também envolve os alunos e a família. De acordo com a direção do Sindicato Rural de Maracaju a intenção é poder atingir outros jovens de outras escolas, o que deve acontecer em um segundo passo daqui para frente.